A proposta para realizarmos o sonho de Maria da Purificação chegou-nos via email. A filha, Maria de Fátima, contou-nos que a sua mãe é espectadora assídua do nosso programa. “Sempre viu a RTP de manhã. Antes via a Praça da Alegria e agora vê o Agora Nós.” Um dos maiores desejos de Maria da Purificação era poder vir um dia assistir ao nosso programa. “Uma vez que ela faz 80 anos no dia 25 de março, pensei em escrever-vos para podermos realizar o sonho da minha mãe no dia de aniversário.”
O “Agora Nós” aceitou o desafio e convidou a dona Maria da Purificação e a sua filha Maria de Fátima a virem ao nosso programa. O que a nossa anoversariante não sabe é que irá ser surpreendida pela sua grande família.

Maria da Purificação Pinto Pereira nasceu em Resende. “Fui lá baptizada e depois fui para a freguesia de Felgueiras viver com aminha avó.” Apesar dos pais viverem na mesma localidade, Purificação, como gosta de ser tratada, foi sempre criada pela avó.
Foi numa freguesia vizinha, onde ia à missa e à catequese, que Purificação se cruza pela primeira vez com aquele que viría a ser seu marido, Aníbal. “Ele andava sempre a olhar para mim, mas eu nunca lhe dei conversa. Quando tinha 16 anos mandou-me uma carta com a fotografia dele. A minha avó não gostou nada. Disse-me que ele era de má família e não queria que eu falasse com ele. Eu acabei por me desinteressar e não fiz caso dele.”
Aníbal vai para a tropa e quando regressa fica a viver em Sacavém. Volta a escrever uma carta a Purificação e desta vez, esta decidiu responder-lhe. “Começámos a namorar por carta. Depois quando ele veio à terra a coisa tornou-se séria.”
Casou aos 23 anos com Aníbal Pereira, “no dia 14 de agosto… Tinha a televisão 1 ano de vida”. Inicialmente, ficaram a viver em Sacavém. Aníbal trabalhou na recuperação de antiguidades. Maria sempre foi doméstica, porque com 10 filhos para criar, não lhe sobrava tempo para mais. “Sempre que podia ajudava o meu marido no campo, a amanhar umas coisas.”
Aos 26 anos, mudam-se para Espariz, perto de Tábua, onde vivem até hoje. Teve 12 filhos: um morreu à nascença e o outro bebé morreu passados 17 dias. À excepção do seu primeiro filho, todos os outros nasceram em Espariz (Tábua). “Foi uma vida muito díficl… não sei como consegui criá-los a todos! O meu mais velho começou a trabalhar aos 7 anos para me ajudar!”. O filho mais velho tem 55 anos e o mais novo tem 38 anos.
Perto de casa do casal só vivem 2 netos e 2 filhos. Um dos filhos, mora na mesma casa de Maria e é ele que cuida da mãe. O marido de Maria, Aníbal, tem 81 anos e está a viver num lar.
Purificação sempre viu os programas da RTP. “Gostava muito quando os avós iam à praça da alegria com os netos.” Hoje em dia, confessa, que com os netos em casa, já começa a ser difícil ver televisão descansada. “Eles chegam e mudam para os bonecos!”