Sá Carneiro e o conflito RASP-CICAP


No dia 8 de outubro de 1975, o Partido Popular Democrático (PPD) convocou uma manifestação para a Praça Humberto Delgado, no Porto, em apoio a Pires Veloso e Franco Charais, respetivamente comandantes da Região Militar do Norte (RMN) e da Região Militar do Centro (RMC). Elementos do Partido Socialista (PS) e do Partido Popular Monárquico (PPM) juntaram-se à manifestação. Os manifestantes ao chegarem perto das instalações do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar (RASP), em Vila Nova de Gaia, envolveram-se em confronto com populares que se encontravam no local em apoio à ocupação do RASP, tendo-se registado cerca de sessenta feridos.

Uma frase por dia
Por enquanto (o brigadeiro Pires Veloso) mantém-se no comando da região [Militar Norte]. Eu também, por enquanto, sou chefe do Estado-Maior do Exército.
Carlos Fabião

Aconteceu neste dia
O Governo manda selar as instalações da Rádio Renascença (RR) ocupada pelos trabalhadores.
Os empregados da empresa Cintideal concentram-se no hotel Ritz à espera do presidente da administração do grupo a que pertence a empresa. O objetivo desta espera fora impedir a sua saída do país, como forma de protesto contra o encerramento da empresa.
Soldados Unidos Vencerão (SUV) desfilam em Évora pelo “poder popular”.
Em Fafe, um militante do Partido Comunista Português (PCP) e outro do Movimento Democrático Português (MDP) são alvos de engenhos explosivos.
No Porto rebenta uma bomba na sede da Liga Comunista Internacionalista (LCI).