Mário Soares na televisão alemã


Mário Soares, secretário-geral do Partido Socialista (PS) entre 1973 e 1986, foi ministro dos negócios estrangeiros durante os três primeiros governos provisórios e ministro sem pasta no IV. Durante o mês outubro de 1975, a situação portuguesa era acompanhada com grande expetativa pelo resto do mundo. Nesta entrevista, realizada por um canal televisivo alemão, Mário Soares é questionado sobre o espetro partidário existente em Portugal, colocando o Partido Popular Democrático (PPD) à direita do PS e o Partido Comunista Português (PCP) à sua esquerda.

Uma frase por dia
Quem é que, nos tempos que correm, come pão fresco ao pequeno-almoço?
Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Produtos Alimentares

Aconteceu neste dia
Carlos Fabião, Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), convence os militares que estão no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar (RASP) a desocuparem a unidade militar, vencendo o braço-de-ferro a Pires Veloso.
Encontro entre os representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação e Produtos Alimentares e o ministro e secretário de Estado do Trabalho sobre os novos horários dos padeiros, que haviam decidido em plenário não trabalhar durante a noite.
Salgado Zenha, ministro das Finanças, afasta a administração do Banco de Portugal, sendo acusado de sanear elementos reconhecidos como de esquerda. A Resolução DD1247 nomeia José Silva Lopes como novo governador, assim como a restante equipa.