MPLA


O Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) surgiu em 1956 com o objetivo de libertar Angola do domínio colonial português. Assim como a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o MPLA combateu contra as forças armadas portuguesas na Guerra Colonial. Governa desde 1975 o território de Angola, tendo saído “vencedor” da guerra civil que protagonizou com a UNITA e a FNLA.

Uma frase por dia
Em frente, sem medo, Pinheiro de Azevedo
Slogan

Aconteceu neste dia
Indonésia invade território português de Timor. Equipa de reportagem da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) consegue escapar para Díli após ter sido dada como desaparecida na imprensa portuguesa.
Estreia do programa televiso do VI Governo Provisório na Rádio e Televisão de Portugal (RTP).
Soldados de diversas unidades militares concentram-se junto dos emissores da Rádio Renascença (RR).
É criada a Secretaria de Estado dos Retornados que se integra no Instituto de Apoio ao Retorno de Nacionais (IARN), através do Decreto-Lei N.º 584-B/75.
Em Setúbal, ocorre uma manifestação de apoio a algumas unidades militares – Polícia Militar (PM), Regimento de Artilharia Ligeira de Lisboa (RALIS), Centro de Instrução e Condução Auto do Porto (CICAP) e Regimento de Artilharia da Serra do RASP – onde participam os Soldados Unidos Vencerão (SUV).
Em Sines, decorre uma manifestação de apoio ao “poder popular”.