Tomada de posse do V Governo Provisório
O V Governo Provisório (GP) tomou posse a 8 de agosto de 1975 tendo cessado funções a 12 de setembro de 1975. Tendo sido o GP que menor tempo esteve em exercício, fora também considerado o “mais à esquerda”, por ter tido na sua composição quatro militantes do Movimento Democrático Português (MDP), um militante do Partido Comunista Português (PCP), sete militares e seis independentes e por não contar com a participação do do Partido Socialista (PS) e do Partido Popular Democrático (PPD).
Uma frase por dia
Nem madeira nem social madeira, governo de plástico!
Slogan
Aconteceu neste dia
Jornal Novo publica, na sua 3ª edição, o Documento Melo Antunes ou Documento dos Nove, como ficou conhecido. Subscrevem: Vasco Lourenço, Canto e Castro, Vítor Crespo, Costa Neves, Melo Antunes, Vítor Alves, Franco Charais, Pezarat Correia e Sousa e Castro.
A Lei N.º 9/75 atribui competência a um tribunal militar para julgar implicados na tentativa de golpe de 11 de março de 1975.
O Decreto-Lei N.º 412-B/75 cria o Ministério do Comércio Interno e extingue o Ministério da Coordenação Interterritorial substituído pela Secretaria de Estado da Descolonização, que fica dependente do Primeiro-ministro.