FARO
Sinopse
É inverno no Algarve e pouco se passa. Mas, na sombra, um Fundo Imobiliário está a comprar toda a ilha de Faro para aí construir um resort de luxo. No entanto aparece um obstáculo inesperado: Zé Maria, um velho pescador, dono de um afamado restaurante da praia, recusa vender, por influência da filha, Ana Cristina, que, entretanto, regressa da Suíça. E o seu exemplo é seguido por outros habitantes da ilha.
Desesperados, os responsáveis do Fundo Imobiliário fazem uma proposta irrecusável a Abel, um conceituado e respeitado advogado de Faro, para este remover os obstáculos que se levantam. A primeira reação de Abel é recusar a proposta, mas o regresso a Faro do seu único filho, Ernesto, com problemas de saúde mental, faz com que reconsidere. Ao mesmo tempo que procura seduzir Marta, dona de um clube de sadomasoquismo, Abel move as suas influências junto dos habitantes da Ilha, para que o projeto se concretize. Duas visões diferentes do que deveria ser o Algarve estão em confronto: a do dinheiro fácil e rápido e a da preservação do ambiente e das condições naturais. Começa então uma luta sem quartel os que têm interesse em que o empreendimento turístico avance e o velho pescador, que é sujeito às mais variadas pressões e ameaças.
Até que um dia, Abel, que aparece morto no seu veleiro, em circunstâncias estranhas. E a PJ começa a investigar…
Ficha técnica
Realizador: Joaquim Leitão
Argumentistas: Tino Navarro / André Guerra dos Santos
Música Original : José M. Afonso
Diretor de fotografia: Manuel Pinto Barros
Diretor de Som: Vasco Pedroso
Produtora: MGN Filmes
Elenco: Sara Barradas (Ana Cristina), Lourenço de Almeida (Ernesto), Adriano Luz (Abel), Miguel Borges (Zé Maria), Tainá Muller (Marta), Carlos Sebastião (João Seabra), Ricardo Pereira (Dr. Quintino), Rui Madeira (Mário), Carolina Carvalho (Helena Ramos), Maria D’ Aires (Deolinda)