José Avillez é o responsável pelo restaurante Belcanto, em Lisboa. Mas comer bem e treinar bem tornou-o também na mais recente aposta da capa da revista Mens’s Health.

Tanto desporto como a alimentação fazem-nos sentir muito melhor no dia-a-dia. E às vezes a trabalhar 16 horas por dia com a cabeça a mil, se eu não estiver bem fisicamente… Comecei a pôr o desporto na agenda como se fosse tão importante como outra reunião qualquer e hoje não consigo não fazer.

Vai ser também o rosto e o jurado do novo programa de entretenimento da RTP dedicado à cozinha. “Famílias Frente a Frente” estreia em janeiro.

Tenho de ter uma grande disciplina para não ser demasiado exigente com as pessoas à minha volta. Nunca fui de gritar ou de tratar mal as pessoas. Hoje aprendo muito com a minha equipa. E curiosamente neste desafio [do programa] quer ir aprender.

Foi Super Coach de Anselmo Ralph no The Voice Portugal – algo completamente fora do seu ambiente natural. Sabe que as pessoas que ali participam estão também a combater para concretizar um sonho e por isso é que aceitou.

Dei um bocadinho de mim naquele momento e espero que eles tenham conseguido ver para além das minhas palavras (…) Custa muito fazer também o que se gosta. Eu investi muitos anos da minha vida, perdi muitas coisas. Ficava anos sem falar com os meus melhores amigos e há dois anos fiz um compromisso de estar mais vezes em casa com os meus filhos.

Os filhos estão definitivamente na agenda deste chef. São tão importantes quanto outros eventos para os quais é convidado.

Ser distinguido com o Gran Prix de l’Art de la Cuisine é encarado por este cozinheiro como uma responsabilidade apenas; ele está igual, com as mesmas vontades e sonhos.

Nós divertimo-nos muito mais no caminho do que nas chegadas (…) Todo este caminho não me muda.

Os prémios que recebe encara-os como distinções também para a equipa que o acompanha. No Grupo Avillez são já 600 as pessoas que fazem parte da família.

Curiosamente, em casa o chef Avillez não é o maior cozinheiro. Mas gosta de dar aos filhos uma experiência próxima da natureza, embora eles sejam difíceis para comer.

Maria de Lurdes Modesto foi uma madrinha para ele. Embora toda a gente o desencorajasse, ele nunca tirou da ideia o quanto queria seguir esta profissão.