Logotipo Associação de Reformados RTP

Quem somos

A Associação de Reformados e Pensionistas da RTP (ARP/RTP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) fundada em 25 de Outubro de 1988 com o propósito de incentivar o espírito de união entre os que se reformaram pela RTP e seus cônjuges; e antigos e atuais trabalhadores da RTP (área de Televisão). Donde a existência de duas categorias de associados: efetivos (primeiro caso) e auxiliares (segundo caso). O produto das respetivas quotizações mensais, a que se soma um subsídio anualmente atribuído pela Administração da RTP, assegura a gestão financeira da instituição que é dirigida por uma Direção enquadrada numa Assembleia Geral e num Conselho Fiscal, como está legalmente disposto. A RTP/RTP tem, ainda, uma Delegação no Porto.

A ARP/RTP tem instituído um plano de ação social através do qual se atendem os associados mais carenciados, principalmente atribuindo-lhes comparticipações para despesas na área da saúde. É uma atividade para a qual está consignada uma verba significativa e que tem ao seu dispor um permanente suporte informativo a cargo da secretaria da Associação.

No programa de atividades anuais da ARP/RTP inscrevem-se dois grandes encontros-convívio de associados: um de homenagem aos que chegaram (ou ultrapassaram) os 80 anos e que está designado por ‘Idade Maior’; e um outro, de maior amplitude, aproveitado para assinalar o aniversário da Associação. Com estes encontros, em que a mesa tem papel de união muito importante, se tem vindo a atingir a tão desejada confraternização associativa. Que deve, igualmente, ser notada em passeios por locais vários do país, gizados eles com a preocupação de dar a conhecer regiões, costumes e pessoas, monumentos, museus, paisagens naturais. Tem sido possível realizar três digressões anuais, de não mais de dois dias, com esses objetivos.

A ARP/RTP edita, trimestralmente, um boletim informativo, com o título ‘O Pioneiro’, distribuído gratuitamente aos associados e através do qual podem estes tomar conhecimento das atividades programadas, a par de leituras que pretendem ser atrativas para todos.