Emitido

2020/10/10

Episódio nº 147

 

Convidados

Isabel Rodrigues;

Fátima Tristão da Silva;

António Esteves;

Assunção Avilez .

Queixas: 4

 

Texto do Provedor:

Algumas regras, muito trabalho e um elevado grau de profissionalismo conjugam-se para lhe oferecer a melhor imagem de cada profissional que a RTP leva, através do ecrã, até sua casa. Os bastidores de tudo isto nem sempre são tão tranquilos quanto surgem neste programa, mas, ressalvando esse aspeto, são bastante próximos daquilo que lhe apresentámos.

Muitos telespetadores identificam-se com os profissionais que lhes apresentam os programas, ou os jornais. Conferem-lhes um papel decisivo que na realidade não têm. De facto, é raro serem os apresentadores quem define conteúdos, sequência e realização dos programas a que dão a cara. Mas, mesmo não tendo tanta importância quanto o público pensa, a sua apresentação pode ser decisiva para o bom (ou mau) acolhimento de um programa.

Não abordámos hoje um ponto decisivo que apenas foi aflorado: a questão da iluminação. Na falta de uma boa iluminação, uma apresentação excelentemente conseguida pode transformar-se num borrão sem contraste nem expressão. Fica a promessa de realizarmos uma viagem a esse mundo num próximo Voz do Cidadão.

Eu sou o seu provedor. Não se esqueça: pode confiar em mim.

Veja o programa completo aqui