Emitido

2020/12/26

Episódio nº 158

 

Convidados

Viriato Seromenho Marques (professor universitário);

Carlos Farinha Rodrigues (professor ISEG);

Diogo Faro (humorista);

Helena Lopes (professora ISCTE);

Joana Menezes (APAV);

Henrique Leitão (professor FCHL)

Paula Moura Pinheiro (jornalista e apresentadora de televisão);

Queixas: 0

 

Texto do Provedor:

Pivô inicial

Vai ver o último Voz do Cidadão da minha responsabilidade. Aqui termina uma relação de quase 4 anos. O balanço da atividade do gabinete do Provedor do Telespetador foi feito no anterior programa. Hoje quero chamar a sua atenção para alguns dos principais temas a que, no meu entender, o Serviço Público de Televisão deve estar particularmente atento.

A RTP, enquanto concessionária do Serviço Público de Televisão, tem muitas obrigações fixadas na Lei. Deve cumpri-las todas. Mas a sua agenda e as suas prioridades podem ser influenciadas pelo público. Sim, não se esqueça: enquanto telespetador pode contribuir para um Serviço Público cada vez melhor!

Escolhi sete áreas em que a agenda da RTP deve investir nos próximos anos. Convidei um especialista de cada uma daquelas sete áreas para nos falar sobre a sua importância decisiva e sobre como deve a televisão pública dar-lhe o relevo que merecem.

Pivô final

Estes são os sete grandes temas a que, no meu entender, a informação, o entretenimento e a ficção da RTP devem dar atenção de forma permanente e cuidada. Cabe-lhe a si, telespetador, exigir, pelos diversos meios que tem à sua disposição, que estas temáticas não sejam esquecidas. Eu não deixarei de o fazer na minha qualidade de telespetador.

Agora, que deixo de ser o seu Provedor, tenho a certeza de que encontrará no próximo Provedor um excelente interlocutor para as suas questões, queixas, críticas e sugestões. Resta-me agradecer a todos quantos colaboraram comigo durante estes quatro anos e em particular a si, telespetador atento e crítico, sempre interessado em contribuir para melhorar o Serviço Público de Televisão. Muito obrigado!

Veja o programa completo aqui