Emitido

2019/04/27

Episódio nº 95

 

Convidados

Manuel Pinto (professor Universidade do Minho);

Sérgio Denicolli (investigador Universidade do Minho);

Sara Pereira (professora Universidade do Minho);

Pedro Braumann;

Andrea Basílio;

João Barreiros

 

Texto do Provedor

Com um telemóvel na mão pensamos dominar o mundo. Basta ter um para sermos finalmente livres de escolher o que ver e ouvir, falarmos com quem nos apetece, jogar o jogo da nossa predileção e obter a informação que nos faz falta. Tudo isto de modo mais rápido do que lendo jornais, sem depender de programadores de televisão e de forma muito mais colorida do que na rádio. Enfim: o mundo na minha mão!

Será? Será assim, ou será antes o reverso? Não se dará o caso de ser o pequeno computador multifunções que levo no bolso que me domina? Certo e sem contestação é o facto de metade da humanidade viver altamente dependente deste minúsculo concentrador de todo o tipo de media. Já foi o automóvel e a televisão, agora a grande dependência é a do telemóvel.

Na próxima sexta-feira começa a semana dos media. Em que também pode participar. Fique atento e procure, no sítio que indicámos, iniciativas que lhe interessem. Ou desenhe atividades inspiradas nas que outros vão concretizar. Lembre-se: é sempre melhor entender os media do que deixar que eles tomem conta de si.

Eu sou o seu provedor. Não se esqueça, pode contar comigo.

Veja o programa completo aqui