Emitido

2018/10/20

Episódio nº 70

 

Convidados

Teresa Catarino (telespetadora);

Bárbara Moreira (telespetadora);

André Pereira (telespetador);

Ana Galvão (telespetadora);

Gustavo Cardoso (sociólogo);

José Bragança de Miranda (observatório Net-ativismo FCSH);

Teresa Catarino (telespetadora);

Bárbara Moreira (telespetadora);

André Pereira (telespetador)

 

Texto do Provedor

Todos os anos há várias campanhas para fazer chegar mensagens ao Provedor do telespetador. Mas nenhuma tem a dimensão da que se organiza de roda da polémica sobre a transmissão de touradas pela RTP. Acresce ainda que ela se repete todos anos, sempre numa proporção próxima de uma mensagem agradecendo tal transmissão por cada 20 protestando contra ela.

 

Esta persistência leva-me a dedicar este Voz do Cidadão não apenas ao assunto da transmissão das touradas, sobre o qual já tomei posição pública, mas a tentar decifrar as razões e as expetativas de quem participa em tais campanhas.

 

[…]

A campanha de mensagens enviadas ao Provedor faz parte do movimento antitourada que, através das redes sociais, pretende condicionar as decisões políticas sobre a matéria. E ainda recentemente conseguiu mais uma pequena vitória ao garantir que no próximo orçamento de Estado os artistas tauromáquicos deixem de ter a isenção de IVA de que até agora gozavam.

Como já referi, neste caso o Provedor não dá apenas voz aos telespetadores. É da opinião que o espetáculo tauromáquico, para ser transmitido pelo serviço público de televisão, terá de se transformar e de se adaptar. Mas, dito isto, não me compete insistir junto do diretor de programas para pôr termo a uma tradição que a Assembleia da República julga ser de manter.

Se a instituição por excelência da democracia representativa nunca tivesse abordado e discutido esta questão, outra seria a eficácia da mobilização via internet. Porém, no atual quadro, a pressão exercida através do correio eletrónico, por mais legítima que seja, não pode substituir e sobrepor-se às decisões tomadas no âmbito das instituições da democracia representativa.

Eu sou o seu Provedor. Não se esqueça, pode contar comigo.

Veja o programa completo aqui