É um homem com um passado de crime, mas que vive atormentado pelo remorso. Tem um lado humano muito forte, revelado através do amor que tem ao neto, do carinho que desenvolve por Xana e no caminho que faz para recompensar Alice do mal que lhe fez. Descobre que tem pouco tempo de vida e aí as suas prioridades mudam.

Travará uma luta contra o tempo para deixar tudo no sítio antes de morrer. Quando novo, Amadeu vê-se envolvido em situações de pequena criminalidade. Ao se tornar recetador de ouro roubado para Emília, não se consegue libertar quando esta o chantageia. Ainda assim, Amadeu vai secretamente contra Emília ao não matar Alice com dois anos de idade.

Entrega então a criança num orfanato e, sentindo-se responsável por ela, nunca lhe perde o rasto. Ajuda Alice e Xana quando estas atingem a maioridade e constroem uma relação muito forte, embora Amadeu nunca revele a verdade por
detrás do passado de Alice. Assim, Amadeu vai procurar emendar todos os erros do passado e, principalmente, conseguir alguma redenção através de Alice antes de ser vencido pela doença.

Fará também tudo para garantir ao neto a vida que ele merece.