É artesão desde criança. Começou a namorar com Emília quando eram jovens. Ele via em nela a mulher da sua vida e a mãe dos seus filhos, mas de um dia para o outro, Emília conta-lhe que conheceu outro homem, está apaixonada por ele e deixa-o.

Jacinto fica de rastos e decide emigrar para Roterdão. É lá que conhece Conceição, com quem vem a casar. Passado pouco tempo, Conceição engravida e os dois são pais de Tiago. Jacinto e Conceição têm um casamento feliz. Quando a família Ribeiro decide voltar a Portugal, o patrão de Jacinto morre e este decide que está na hora de arriscar e empenha as suas economias a fazer um pequeno ateliê em casa, investindo também em materiais. Desta forma, começa a desenhar e a produzir as suas próprias joias para vender.
Apesar de ter ainda poucos clientes, Jacinto mostra-se confiante no futuro e começa a preparar a sua primeira exposição de jóias.

Ao reencontrar-se com Emília, será assaltado pelo passado, a felicidade da sua mulher, do seu filho e o sucesso do seu negócio são os objetivos da sua vida, mas que serão abalados quando Conceição sofre um AVC que a deixa em estado grave.