Manifestação pelo “poder popular”


Uma das manifestações de apoio ao documento do Comando Operacional do Continente (COPCON) – “Autocrítica revolucionária do Copcon/Proposta de trabalho para um programa político” – ocorreu a 20 de agosto de 1975, no Terreiro do Paço. Nesta manifestação, várias profissões expressaram reivindicações conjuntas, nomeadamente os camponeses, os operários, os soldados e os marinheiros. À data, já haviam surgido os Conselhos Revolucionários de Trabalhadores, Soldados e Marinheiros (CRTSM), organizações que clamavam pelo “poder popular” como forma de organização social.

Uma frase por dia
Os operários não têm pátria
Slogan PRP

Aconteceu neste dia
Reunião no Forte de São Julião da Barra com o Presidente da República, Francisco Costa Gomes, Otelo Saraiva de Carvalho e alguns dos subscritores do “Documento dos Nove”.
Manifestações de apoio ao Documento do Comando Operacional do Continente (COPCON) em Lisboa
Registam-se confrontos em Timor.
Rutura no seio do triunvirato entre Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Gonçalves expressa em carta aberta de comandante do COPCON ao primeiro-ministro.
Vaga de violência contra sedes e militantes de partidos reconhecidos como de esquerda em Fafe, Porto, Gondomar, Braga e Barcelos.
Prossegue a vaga de ocupações no distrito de Évora.