Ter filhos: vontade ou imposição?


Apesar do aparecimento da pílula na década de 60, a sua “democratização” tardava em todo o território de Portugal devido a diversos factores, entre os quais a influência da Igreja Católica, a utilização dos filhos como mão-de-obra e a dominação do género masculino sobre o feminino. Em 1975, o nascimento do primeiro filho ocorria aos 24 anos, só 7,2 % das crianças nasciam fora do casamento e a taxa de natalidade rondava os 20 bebés por cada mil habitantes, números significativamente diferentes dos dados mais recentes, datados de 2014: o primeiro filho ocorre aos 30 anos, 49,3 % dos filhos nascem fora do casamento e a taxa de natalidade ronda os 7,9 bebés por cada mil habitantes.

Uma frase por dia
Reforçar e armar o Poder Popular
Slogan  Trabalhadores Unidos Vencerão

Aconteceu neste dia
Partido Comunista Português (PCP) e Partido Socialista (PS) reúnem-se no Palácio de Belém através da ação de Francisco Costa Gomes, Presidente da República.
Superiores militares reúnem-se no Estado-maior do Exercito (EME)
A Comunidade Económica Europeia (CEE) anuncia um apoio de 210 milhões de dólares a Portugal.
É nomeado para presidente da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) o major Pedroso Marques.
Os emissores da Rádio Renascença (RR) são desselados depois de uma manifestação de apoio aos trabalhadores da RR.
Os habitantes da zona baixa do Funchal acordam em polvorosa depois do rebentamento de um petardo junto da sede da União do Povo da Madeira (Frente Eleitoral de Comunistas- Marxistas Leninistas) UPM (FEC-ML).
Surge a Intercomissões da Cintura Industrial de Lisboa.
Sai para as bancas um jornal de extrema-direita com o nome Barricada.
Explode uma bomba na livraria Avante! no Porto.