Na décima semana de competição, os nove aspirantes começaram a semana com uma caixa mistério muito especial: em cada uma estava um sortido de produtos diferentes, mas com um ingrediente em comum, o arroz. Do bastmati ao carolino, foi este o rei da prova que prometeu uma surpresa pelo meio, surpresa essa que desafiou os aspirantes e a sua resiliência. Cada cozinheiro amador começou a prova com um tipo de arroz e uma seleção de ingredientes específica… mas quando o relógio ia a meio, os jurados anunciaram que iriam trocar de postos de trabalho e cada um herdou o trabalho já começado por um colega. Todos se sentiram muito desafiados, e alguns não conseguiram dar a volta ao desafio, mas Bia levou a bom porto o prato que herdou de Teresa, e apresentou um arroz de lulas que convenceu os jurados, sendo a autora do melhor prato.

Seguiu-se uma prova de equipas, onde se voltou a abrir o restaurante masterchef sob um tema que os portugueses adoram: empadas. Cada equipa teve de servir uma empada de mar e uma de terra, com respetivas guarnições e contou com uma ajuda muito especial. Chef Óscar entrou como ajuda da equipa azul, liderada por Bia, com João, Teresa, David e Camila. A chef Marlene ajudou a equipa vermelha, liderada por Tânia e composta por Mafalda, Lucina e Fernanda. A equipa azul enfrentou vários problemas na gestão de tempo e tomada de decisões e não conseguiu servir todas as empadas de carne confecionadas, deixando parte dos convidados sem a provar. Estes convidados – chefs de cozinha e seus staffs – eram quem votava no menu favorito, dando a vitória à equipa vermelha.

Na prova de eliminação, um convidado do mundo da pastelaria trouxe um desfecho doce para a semana, mas não para um dos aspirantes, que deixou a competição. Francisco Moreira trouxe uma sobremesa de pera e chocolate que tem vários processos de grande detalhe. Antes da prova, a capitã da equipa teve a vantagem de poder salvar alguém: Bia escolheu salvar-se a si mesma. Os restantes enfrentaram a desafiante prova: Teresa e David fizeram as melhores réplicas; João e Camila ficaram mais aquém e foi Camila quem ficou mais longe da sobremesa original, deixando assim a competição.