LA BANDA é o novo programa de entretenimento do prime time da RTP1 que terá como anfitriã Sílvia Alberto, que conta com a ajuda de Bárbara Bandeira, a apresentadora digital do formato. Mas a equipa só fica completa com os nossos jurados: Manuel Moura dos Santos, Carolina Deslandes e Miguel Cristovinho.

 

Com LA BANDA percorremos o país de norte a sul em busca de novas vozes para formar um grupo de 5 cantores, rapazes e raparigas.

 

Este é um formato criado pelo empresário musical Simon Cowell e que se tornou um fenómeno nos Estados Unidos devido ao facto de ser diferenciador na seleção dos novos talentos. O programa é constituído por várias fases: audições (4 programas), provas intermédias (3 programas) e as Galas em direto (6+1 programas).

 

AUDIÇÕES

Nesta primeira fase de seleção, os candidatos terão de fazer uma audição perante o painel de jurados mas… para terem oportunidade de conquistar os jurados, têm primeiro de conquistar os fãs, os quais votam através de uma aplicação e, apenas se o candidato tiver 75% ou mais votos, é que irá atuar para o júri. Caso os votos sejam inferiores a 75%, o candidato fica excluído, a não ser que seja resgatado por um dos jurados através do botão “salvar”.

 

PROVAS INTERMEDIAS

Numa primeira fase, os candidatos são divididos em 10 grupos, e vão ter de se preparar e apresentar ao júri o melhor grupo. Provar que sabem trabalhar em conjunto, e que acima de tudo, sabem cantar e merecem ter um lugar na competição. Vão apresentar-se em grupo mas serão avaliados isoladamente. No final, o júri revela quem passa à próxima fase, onde os concorrentes são divididos em 5 bandas mistas e terão a experiência de gravar um videoclip. Na última fase destas provas, a cada um dos candidatos apurados, cerca de 20, é atribuído um tema para cantar individualmente. De cinco em cinco atuações, o público vota e elege um finalistas, num total de quatro. No final, os jurados reúnem-se e decidem os restantes finalistas.

 

GALAS EM DIRETO

Às galas em direto irão chegar 16 candidatos que terão oportunidade de cantar individualmente e em grupo. Na final iremos conhecer os cinco finalistas que irão formar a nova banda de sucesso em Portugal!

 

LA BANDA é um formato produzido pela FremantleMedia Portugal para a RTP1.