Sofia Escobar é natural de Guimarães. Concluiu o curso de canto do Conservatório do Porto, tendo posteriormente viajado para Londres para estudar canto e representação na Guildhall School of Music and Drama. Participou em espetáculos de teatro musical no Teatro Rivoli, no Porto, e no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Já em Londres, foi selecionada para representar a personagem principal, Christine Daaé, em “O Fantasma da Ópera”, de Andrew Lloyd Webber.

Interpretou também o papel de Maria na produção comemorativa do 50.º Aniversário de West Side Story, de Leonard Bernstein, no West End de Londres, seguindo-se digressões no Reino Unido, em França, em Itália e na Malásia.

Muito elogiada pela crítica londrina, Sofia Escobar recebeu o prémio para “Melhor Atriz num Musical” nos Whatsonstage Theatregoer’s Choice Awards e foi nomeada na mesma categoria para os prémios Laurence Olivier pela sua atuação em West Side Story. Para além do sucesso em solo britânico, Sofia Escobar foi consagrada, na vizinha Espanha “Melhor Atriz Principal de Teatro” através dos Prémios Broadway World Spain 2019, para esta conquista valeu-lhe o protagonismo no espetáculo musical “El Médico”.

Em 2016 integrou o elenco de Eusébio, Um Hino ao Futebol, no Coliseu de Lisboa.

Atualmente divide a sua vida entre Londres, Madrid e Lisboa.