Cantora de coração e de profissão, mãe de dois filhos (1 ano e 4 anos) tem o sonho de ser uma artista conhecida. Yuca tem 26 anos e uma longa história de vida. Saiu de casa aos 17 anos, altura em que estava a começar a ter as suas primeiras aulas de canto. Devido a dificuldades económicas viu-se obrigada a desistir. Desde que nasceu, sempre sonhou ser cantora. Yuca, diz inclusive, que cantou antes de aprender a falar. Aos 19 anos emigrou para Inglaterra à procura de uma vida melhor, onde conheceu o produtor e guitarrista (Tommaso Antico), namorado e pai dos filhos e acabaram por regressar para Portugal. Juntos, trabalham todos os dias (cantam em hotéis e casamentos) para alcançar o palco dos sonhos no mundo. Persistente e sonhadora, Yuca tem os pés bem assentes na terra, no entanto, deseja tornar real o que tanto ambiciona e quer provar ao mundo que quando se quer muito uma coisa, se consegue.
Desde criança que sempre esteve ligada às artes performativas e adorava cantar. Aos 17 anos teve 3 meses de aulas de canto, mas devido a problemas pessoais os pais acabaram por tirá-la das aulas.
Começou a fazer os seus originais, atualmente, já conta com 8 originais.
Yuca não se imagina a fazer outra coisa se não cantar. Considera-se uma artista Soul e Neosoul, é muito focada na técnica vocal, a presença em palco é algo que ainda está a trabalhar, mas considera que consegue criar uma ligação com o público. Na sua audição pretende que se entenda que sabe cantar, mesmo tecnicamente e que o público entenda a mensagem e a dor que a voz transmite.