O Quarteto Zlatna é uma orquestra de cordas com 4 instrumentos: 2 violinos, 1 viola e 1 violoncelo.

Os 4 elementos estudam na Escola Profissional Metropolitana, em Lisboa.

A Ana Dimitrova formou este quarteto para virem ao GTP para mostrar a música clássica ao público. São muito poucos os miúdos da idade deles que ouvem música clássica. Querem conseguir levar a música clássica a toda a gente, independentemente da idade – é importante falar do facto de serem jovens a apresentar a música clássica e que esta música não é só para os mais velhos.

Ana é filha de pais búlgaros que imigraram para Portugal e ela já nasceu cá. O Pedro é filho de mãe polaca e pai português. A Ana e o Pedro são namorados.

A Alice é a melhor amiga da Ana e a Ester é a melhor violoncelista da escola. São ambas portuguesas. O nome Zlatna significa “de Ouro”.

A Ana estuda música há 8 anos, desde os seus 6 anos e os outros elementos também estudam música há mais ou menos os menos anos.

Os pais da Ana e do Pedro são todos músicos e os pais de todos apoiam neste projeto. “Nervos há sempre!” Mas têm de pensar que estão ali para ganhar experiência enquanto músicos e para conviverem todos juntos no palco e mostrar ao público o que é a música clássica.