Nico Pires, 36 anos, Barreiro.

Nico é luso-francês com pai português e mãe francesa. Nascido e criado em França, pratica diablo desde os 9 anos de idade. Tudo começou quando numa viagem de família viu um espetáculo de rua com praticantes de diablo. Um dia decidiu comprar uma cassete VHS, que ensinava variados truques e adorou.

Sempre viveu em França, mas na altura da faculdade quis fazer um semestre em Lisboa, onde aprimorou a língua portuguesa. Apesar de desde pequeno vir todos os anos a Portugal visitar a família, só nessa altura começou a falar fluentemente português. Estudou comércio durante 5 anos, mas quando terminou o curso não arranjou trabalho durante um ano. Durante esse tempo decidiu começar a investir na sua arte. Começou a fazer vídeos, um website e a procurar que esta arte fosse a sua profissão. Até que, em 2009, recebeu uma proposta para trabalhar na Disney em Hong Kong. Desde aí que a sua vida tem sido sempre à volta do seu talento. Trabalhou no Cirque du Soleil, em cabarés, várias companhias e ensina diablo. Fez ainda um documentário sobre o diablo no mundo, na descoberta de outros artistas como ele.

Há um ano e meio que vive em Portugal, com a namorada, comprou casa e está cá para ficar. Quer mostrar a Portugal uma arte que não está assim tão desenvolvida no país. Diz que as pessoas conhecem o objeto, mas não imaginam o que pode ser feito com ele.

A família é um grande apoio, os pais e os dois irmãos, que seguiram caminhos completamente diferentes, mas todos estão felizes com as suas escolhas.