A Joana desde muito pequenina tem um gosto especial pela área artística, em especial pela dança.

Chegou a frequentar um grupo de teatro, começou ballet aos 4 anos, tentou também seguir o sonho da irmã na patinagem artística, no entanto preferiu dançar sem rodas, pois, além de achar os patins pesados, tinha o risco elevado de cair, embora gostasse de imitar a irmã na criação de coreografias na área.

Experimentou danças de salão na BragaDança, inicialmente em grupo e depois em par com o Guilherme, e, desde então, é uma apaixonada pela modalidade. Ouviu algumas histórias relacionadas com a experiência dos pais enquanto dançarinos de danças de salão, durante alguns anos, o que também ajudou a incentivar e apoiar a Joana pelo gosto pela dança de salão. A Joana gosta de criar espontaneamente coreografias para as suas músicas preferidas desde tenra idade, surpreendendo os pais por diversas vezes.

O Guilherme sempre teve aptidão para a música e dança e quando experimentou dança de salão ficou rendido e identificou-se. Treinam e são um par desde 2018.

Começaram a dançar a par em setembro de 2018. E em janeiro de 2019 iniciaram os campeonatos na APPDSI. Nesse ano fizeram 7 campeonatos, tendo conseguido vários pódios. Em 2020 participaram num campeonato em que conseguiram o 1.º lugar e ainda tiveram uma participação num campeonato internacional, onde trouxeram o 1.º lugar na categoria.