Gülami Yeşildal é um cantor e multi-instrumentista. Nascido na Turquia, educado na Holanda e na Índia, fixou-se em Portugal e na bagagem traz-nos “música do mundo”. Gülami tem participado em alguns projetos musicais e para o Got Talent traz-nos o Gülami Trio, um grupo composto pelo próprio, que toca Saz, um instrumento turco, Marian, violinista ucraniano, e João, percussionista português.
Gülami não sabe ao certo o seu ano de nascimento porque os registos desapareceram. Mas acha que tem à volta de 43 anos. A avó disse que ele nasceu quando as montanhas estavam cobertas de neve. Natural de uma pequena aldeia na província de Sivas, na Turquia, cresceu na cidade multicultural de Roterdão e entrou em contacto com a diversificada cena musical. Vindo de uma família Sufi Bektaşi, a música sempre foi o centro do seu crescimento. Ouvir as antigas canções místicas da infância e reproduzi-las no tradicional Saz foi o seu primeiro passo no mundo musical. Já viajou por vários países e sempre conseguiu viver da música – tocava na rua e fazia espetáculos para as comunidades. Vive em Portugal há cerca de 7 anos e toca o “Saz” (Turquia), “Oud” (Médio Oriente), “alcatrão” (Irão) e “Sarod” (Índia). A música turca é o seu talento.
Marian, 28 anos, nasceu na Ucrânia e tinha 13 anos quando veio para Portugal com os pais para procurar uma vida melhor. Vive em Portugal há 15 anos. Começou a tocar violino aos 6 anos numa escola de música. E nunca mais deixou o instrumento. Aos 15 anos decidiu que queria tocar violino para o resto da vida e fazer disso vida e quando acabou o secundário começou a estudar música. O seu talento é o violino.
Já tocou em vários tipos de eventos (casamentos, bares, discotecas, na rua, eventos privados, espetáculos na Bulgária, País de Gales, França…).
João nasceu em Aveiro e começou o seu percurso musical muito cedo. Teve uma banda de rock. Há 3 anos veio viver para Lisboa. O seu talento é a percussão.