Começou a dançar quando tinha 3 anos e sempre que via o GTP dizia que queria participar.

Este ano, a professora desafiou-a a tentar e aqui está ela. Aluna na Classical Academy of Ballet, em Lagoa, tem aulas de clássico, contemporâneo, jazz e acrobática desde 2014.

Apaixonada pelo que faz, diz que quando dança sente se muito alegre, apesar da vergonha inicial ao dançar para outras pessoas.

Contudo, acabou por se habituar e agora gosta de ir ao palco, mostrar o seu talento, dançar e representar. Quando for grande, quer ser bailarina profissional. Já foi a algumas competições de ballet e até já ganhou vários prémios. Colocou a primeira medalha de ouro ao peito com apenas 5 anos, num solo. Foi também a uma gala em Viena, onde dançou com bailarinos profissionais. Ensaia mais de 3 horas todos os dias, exceto à quarta e ao domingo.

A mãe, Iulia, é ucraniana e diz que ‘ela é quase profissional, muito focada e sei que o ballet não é fácil’. Iulia veio a Portugal passar férias e visitar a mãe (que já cá vivia), mas acabou por cá ficar a viver também: casou com um português (o pai, que também a apoia muito) e sempre se mantiveram em Lagoa, no Algarve. Os dois têm uma outra menina, irmã de Catarina Alexandra, de 7 anos, que faz ginástica.

Na escola, Catarina está hoje no 3.º ano e é boa aluna. Nos tempos livres gosta de ver vídeos de bailarinos, andar de bicicleta, passear no passadiço e correr.