AHKORDA é um projeto de músicas do mundo, que procura trazer uma roupagem diferente à música tradicional. E o objetivo é chegar a todas as faixas etárias porque sentem que os mais jovens estão um bocadinho distantes da música tradicional portuguesa.
O projeto Ahkorda surgiu da necessidade que três jovens músicos sentiram em recriar algum do reportório de música portuguesa, desde a música tradicional e popular ao fado, passando também pela música ligeira e pelo rock. Este projeto surgiu no ano de 2014, passando por vários formatos e ideias.
Hoje, a banda é composta por 6 elementos, “com sede” em Leiria. São eles: Rafael Gomes, de 27 anos, professor de acordeão e concertina; Samuel Louro, professor de música; José Andrade, professor de saxofone; Daniel Pereira, toca baixo e trabalha como comercial; Joana Lopes, estudante de canto na variação de jazz e vocalista da banda; João Vieira, baterista (toca em vários grupos de música).
Integrados no universo da música tradicional e folclórica portuguesa e do mundo, os Ahkorda têm vindo a trabalhar no sentido de preservar a riqueza das músicas e danças tradicionais. Através da recolha de temas de origem tradicional, nas quais inserem novos arranjos e sonoridades, bem como a criação de composições próprias, tentam partilhar e transportar a sua música pelos quatro cantos do mundo.
Quando estão em palco, o seu objetivo é transmitir emoções, transmitir sentimentos e chegar às pessoas. Querem sentir que a sua música tem impacto.