A Associação Portuguesa de Empresas de Produtos e Marca distinguiu a reportagem da RTP “No Fio da Pandemia” com o prémio “Jornalismo que Marca”. Uma distinção ao trabalho da jornalista Paula Martinho da Silva justificada pelo seu importante contributo e participação na difusão de temas tão relevantes para a indústria económica.

A reportagem “No Fio da Pandemia” deu a conhecer a maior transformação de sempre da indústria têxtil e do vestuário em Portugal. Mudanças em curso, que a pandemia veio apenas acelerar, como a transição digital ou a sustentabilidade. A Associação Portuguesa de Empresas de Produtos e Marca destacou a inovação, a criatividade e o impacto económico e social gerado pelo trabalho da RTP.

Este trabalho procurou ser uma radiografia de um setor de enorme relevo para o país e o retrato da resiliência dos empresários numa Europa que se foi esquecendo que precisava de ter uma indústria forte. É também o espelho de um futuro para a inovação, transformação digital, sustentabilidade e responsabilidade social”, afirma Paula Martinho da Silva. Sobre o prémio, que “foi uma honra” recebê-lo, “teve uma particular importância pelas circunstâncias em que a reportagem foi realizada. Foi feita num período de enormes desafios para a indústria nacional, estávamos ainda num período de pandemia”.

“No Fio da Pandemia” é uma reportagem de Paula Martinho da Silva com imagem de Pedro Miguel Gomes e edição de Marcelo Sá Carvalho. Foi emitida em março de 2021 no programa Linha da Frente.