Estreia: Domingo, 2 de Maio às 22:10, na RTP2

Como a rivalidade entre o fundador da KLM, Albert Plesman, e o playboy aviador Anthony Fokker estabeleceram os Países Baixos na aviação civil global.

 

Os fundadores da aviação neerlandesa, o visionário Albert Plesman e o oportunista Anthony Fokker, estão inexoravelmente ligados um ao outro. Enquanto o mundo recuperava de uma guerra e se encaminhava para um novo conflito, os dois homens, de personalidades opostas, unem esforços para estabelecer a aviação civil nos Países Baixos e criar marcas globais que ainda hoje existem.

A história retrata a relação simbiótica, mas tempestuosa, entre Albert Plesman, fundador da KLM, e Anthony Fokker, famoso piloto e fabricante de aeronaves, entre 1919 e 1930. Embora compartilhem a mesma paixão por voar, Albert e Anthony não poderiam ser mais diferentes um do outro. Nascido num ambiente humilde, Albert Plesman era um homem fisicamente imponente, de família calvinista, trabalhador e honesto, com um casamento feliz e duradouro. Anthony Fokker, com uma pequena estatura, vinha de uma família rica, era um notório mulherengo que não obedecia a regras.

 

 

A tragédia, mas também o drama cativante, reside no facto de os dois precisarem um do outro. Albert precisava de aviões para a sobrevivência da KLM, Anthony precisava de um grande cliente para comprar os seus aviões. Apesar das enormes diferenças que os separavam, juntos garantiram que os Países Baixos tivessem um papel importante no campo da aviação.

 

No 1ª episódio:

Ao organizar a Primeira Exposição de Aviação de Amsterdão, Albert Plesman pretende apresentar a aviação civil aos Países Baixos. Plesman conhece o fabricante de aviões Anthony Fokker. Ambos terão que trabalhar juntos, apesar das suas divergências.

 

Ficha Técnica

Título Original

Vliegende Hollanders

Realização

Joram Lürsen

Intérpretes

Daan Schuurmans, Fedja van Huêt, Anniek Pheifer, Leny Breederveld, Victor Löw, Laura de Boer, Steef de Bot, Bram Suijker, Coen Bril, Jochum ten Haaf, Eelco Smits, Lykele Muus e Mike Reus

Fotografia

Mark van Aller

Argumento

Marijn Bloemen, Matthijs Bockting, Michael Leendertse, Joost Reijmers, Pieter van den Berg e Thomas van der Ree

Música

Merlijn Snitker

Produção

Topkapi Films, AVROTROS, Proton Cinema

Ano

2020

Duração

52' | 8 episódios

Relacionados