Estreia: Sábado, 9 de Janeiro às 22:10, na RTP2

A mais célebre ópera de Puccini, nas soberbas vozes de Anna Netrebko, Francesco Meli e Luca Salsi.

 

Tosca, uma das óperas mais interpretadas de todos os tempos, é apresentada no Teatro alla Scala na sua forma original, uma nova produção na edição crítica de Roger Parker.

Após a sua estreia mundial, a 14 de janeiro de 1900 no Teatro Costanzi em Roma, Puccini procedeu a várias revisões da ópera. Parker baseou o trabalho no manuscrito original do compositor italiano e na primeira edição publicada da partitura para reconstruir a primeira versão da ópera. O que torna o estudo de Parker tão especial é a reconstrução das alterações feitas por Puccini, até então desconhecidas do grande público, incluindo as que foram realizadas exclusivamente para a estreia mundial da ópera em Roma.

 

 

Depois de dirigir “Turandot”, “La Fanciulla del West”, “Madama Butterfly” e “Manon Lescaut”, o maestro italiano Riccardo Chailly continua o caminho de apresentação das obras de Giacomo Puccini à luz das mais recentes pesquisas musicológicas sobre a obra do famoso compositor italiano. A nova edição traz à luz uma série de diferenças surpreendentes, em alguns dos momentos mais icónicos da ópera, incluindo o coral “Te Deum”, a área “Vissi d´Arte”, bem como uma revisitação da partitura original da famosa área “E Lucevan le Stelle”.

A nova produção de “Tosca”, que inaugura a temporada 2019/20 do Scala, é uma das versões propostas por Parker, na qual o autor continua ainda a trabalhar, e inclui alguns elementos novos na história. Uma celebração da música, graças às soberbas vozes de Anna Netrebko, Francesco Meli e Luca Salsi, e do teatro, com o regresso do encenador Davide Livermore, que faz uso dos cenários de Giò Forma.

 

Ficha Técnica

Título Original

Tosca - La Scala Opening Season 2019-2020

Autoria

Giacomo Puccini

Libreto

Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, a partir do drama "La Tosca" de Victorien Sardou

Encenação

Davide Livermore

Personagens e intérpretes

Tosca: Anna Netrebko (Soprano) | Mario Cavaradossi: Francesco Meli (Tenor) | Scarpia: Luca Salsi (Barítono) | Angelotti: Carlo Cigni (Baixo) | Sagrestano: Alfonso Antoniozzi (Baixo) | Spoletta: Carlo Bosi (Tenor)

Coro e Orquestra do Teatro alla Scala

Maestro

Riccardo Chailly

Cenários

Giò Forma

Figurinos

Gianluca Falaschi

Ano

2019

Duração

120'

Relacionados