Estreia: Terça, 1 de Junho às 20:30, na RTP2

Os segredos de um castelo com séculos de história, símbolo da excelência francesa na arquitetura.

 

O Castelo de Chantilly é um dos símbolos da excelência francesa na arquitetura. Localizado a 50 quilómetros a norte de Paris, o edifício atrai mais de 500.000 visitantes por ano. O castelo tem mais de 10.000 metros quadrados e está rodeado por um parque de 215 hectares criado por André Le Nôtre.

O que o arquiteto paisagista não conseguiu fazer em Versalhes, fez em Chantilly. Os estábulos monumentais, os maiores da Europa, exigiram duas décadas de trabalho. Das fundações, parcialmente sobre palafitas, às simetrias dos jardins franceses, incluindo a criação de uma cúpula gigantesca, como é que os construtores ergueram esta obra-prima? Que técnicas foram desenvolvidas para construir 3 quilómetros de oleodutos, lagoas e fontes de água?

Quase 800 anos após a sua construção, o castelo de Chantilly desvenda finalmente os seus segredos. Através de animações 3D e depoimentos de especialistas, o documentário de François Tribolet permite apreciar as proezas desta obra-prima arquitetónica e faz uma retrospetiva de dez séculos de trabalho titânico.

 

Ficha Técnica

Título Original

Chantilly: Le Chateau Que Voulait Détrôner Versailles

Realização

François Tribolet

Música

Manu Veiga, UPPM

Produção

Cover Films, RMC Decouverte

Ano

2019

Duração

52'

Relacionados