Monsanto é repleta de lendas e tradições e os pratos da terra são cheios de história.

Esta equipa é constituída por:
Olga Ramos, 42 anos, nascida e criada na aldeia mais portuguesa de Portugal, é apaixonada pela terra e conhecedora dos costumes e tradições locais. A sua paixão é a agricultura. Considera que a natureza nos dá tudo o que precisamos e é fã das plantas selvagens e de ervas aromáticas.
Helena Ramos é a entusiasta da equipa. Com 56 anos, sempre bem-disposta, já trabalhou em vários restaurantes locais e confessa: “Quando estou na cozinha dá-me pica! Gosto que as pessoas fiquem bem servidas, fico feliz de ver as pessoas satisfeitas”.
Óscar Jesus, autodenomina-se “o coxinho” da equipa. Aos 59 anos é responsável pelo restaurante Senhora do Almortão, em Idanha-a-Nova. De origens humildes, traz na bagagem uma história de vida recheada de estórias. Trata a cozinha por “laboratório gastronómico”.
Josefina Pisarra é a ‘avózinha’ da equipa. Aos 80 anos é cheia de vida. Viveu muitos anos em Lisboa e há sete anos, depois de enviuvar, voltou a Penha Garcia, terra natal. É famosa pela sua perdiz de escabeche, que antigamente era o prato dos mais abastados. Josefina guarda na memória as melhores histórias e costumes da região.