Os dois chefs de cozinha mais famosos do país continuam a sua demanda em busca da região mais saborosa de Portugal! Sempre sob o olhar atento de Catarina Furtado!

Neste programa, o combate chegou à região das Beiras. O chef Kiko vai para Figueira de Castelo Rodrigo para reunir a sua equipa de 4 cozinheiros amadores que combinem a tradição e a criatividade na perfeição. Ao mesmo tempo, Cordeiro andará pelo Monsanto para recrutar o seu top 4 de apaixonados pela cozinha regional.

Kiko, como bom viajante que é, chega a Castelo Rodrigo à boleia, para se deixar encantar pelos doces de amêndoa, a boa perdiz de caça, codorniz confitada e borrego de primeira qualidade.

Cordeiro, homem tradicional, não podia deixar de chegar de burro, ou de burra neste caso, para descobrir a cozinha monsantina. Vai provar papas de carolo, o melhor borrego da zona, perdiz de escabeche, labaças e outras iguarias da zona.

Antes do cook off, os chefs e Catarina Furtado vão à descoberta dos melhores produtos locais das duas terras: mel, carne de vaca, borlhão, queijo de cabra e mostrar como se fazem.

O embaixador da região das Beiras será Nilton, criado em Proença-a-Nova. Será ele o cicerone de Catarina no Piódão, para mostrar de que é feito o povo beirão! Juntos vão tentar ordenhar ovelhas, ver como se faz um bom queijinho e um típico pão de batata.

O grande duelo de sabores será no Piódão, aldeia histórica cuja fama vai além-fronteiras. Aqui vão defrontar-se as equipas de Figueira de Castelo Rodrigo e Monsanto, sob o olhar atento dos 3 jurados: chef Kiko, chef Cordeiro e Nilton. A grande competição será no Piódão, aldeia histórica cuja fama vai além-fronteiras. Aqui vão defrontar-se as equipas de Figueira de Castelo Rodrigo e Monsanto, sob o olhar atento dos 3 jurados: chef Kiko, chef Cordeiro e Nilton. O júri vai provar e ter a difícil tarefa de escolher os melhores pratos, segundo três critérios: qualidade, tradição e criatividade!

Quem vencerá esta saborosa batalha de comida?