Entrevistas

Sheffield Doc/Fest: Maja Meiners

Entrevista: Teresa Vieira | Voice-over: Marta Gaspar

 

Gaana, rock, hip hop. Estas são algumas das combinações do registo sonoro de The Casteless Collective, banda do norte de Chennai (Índia) que procura lançar um debate, uma discussão sobre determinados problemas da sociedade indiana atual. A discriminação (inconsciente, mas bem presente) por castas, por género, por sexualidade são alguns dos temas abordados por este coletivo de música de resistência, que, a cada som, a cada palavra, com cada voz, com cada instrumento, procura quebrar barreiras, numa (eterna) luta por uma sociedade mais equalitária e mais justa.

Maja Meiners acompanhou The Casteless Collective no seu dia-a-dia — concertos, ensaios, viagens — e na sua intimidade — tempo com a família e retratos de reflexão individual —, trazendo um pouco da cultura indiana — e algumas das questões problemáticas intrínsecas dessa sociedade — para o grande ecrã.

 

Breaking Barriers — The Casteless Collective integra o programa “Rhyme and Rhythm” do Sheffield Doc/Fest e está disponível para visionamento no site do festival.