Destaques

Vagos Metal Fest: novas confirmações

O Vagos Metal Fest anuncia nova fornada de bandas para a edição de 2023. O festival regressa em 2023 à Quinta do Ega, em Vagos, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, com o apoio da Antena 3.

Um dos grandes destaques desde ano é a atuação de Triptykon, que irão apresentar um set focado nas icônicas músicas de Celtic Frost. Os fãs podem, assim, contar ouvir temas clássicos como “Dethroned Emperor” e “Circle of the Tyrants”, tocados por uma das mais talentosas e respeitadas bandas de metal.

A Triptykon, junta-se Nervosa, a banda brasileira de thrash metal que tem dado que falar com o seu mais recente lançamento “Perpetual Chaos”. A banda, liderada por Prika Amaral, traz-nos a sua energia implacável e os fãs podem contar com muito mosh e headbanging ao som dos seus riffs intensos.

Para os fãs de black metal, os veteranos Belphegor, marcarão presença nesta edição do Vagos Metal Fest. A banda austríaca traz na sua bagagem uma atuação muito  especial para celebrar os seus 30 anos de carreira. Com os seus ferozes riffs e letras provocadoras inspiradas no oculto e blasfémias, os Belphegor apresentarão uma produção única e elaborada que irá realçar a atmosfera sombria da sua música, naquele que será um ritual a não perder.

Ainda por assinalar a presença de um dos grandes nomes do Folk Metal a nível mundial, Heidevolk, fazem a sua estreia nos palcos do Vagos Metal Fest nesta edição do festival. Duas décadas passaram-se desde a formação do grupo e “Wederkeer”, o trabalho mais recente da banda, editado no passado mês de Fevereiro, veio demonstrar o porquê dos Heidevolk serem uma das bandas mais bem-sucedidas do seu gênero. Uma atuação que combinará em perfeição com a beleza natural da Quinta do Ega como pano de fundo.

Um projeto que não poderá passar despercebido no meio de tantas novas adições são os britânicos URNE. O trio, formado em 2016 e que conta com apenas um álbum de estúdio editado, já conquistou fãs como Joe Duplantier dos Gojira que em 2021 se referiu a “Serpent and Spirit” como uma das boas surpresas daquele ano, assim re-afirmando a banda como uma das maiores promessas no que toca ao universo da música pesada.

A estes grupos fantásticos juntam-se mais uma vez projetos com cartas dadas no metal nacional como Process of Guilt e Serrabulho, já bem conhecidos e acarinhados pelo nosso público, e ainda projetos internacionais emergentes como Praetor e Megara. Contamos ainda com a presença de All Against, Dagara, Dragon’s Kiss, Lecks Inc. e Vendetta FM.

Para cabeça de cartaz, a confirmação dos Sepultura, que estão de regresso aos festivais de verão com uma setlist de luxo, num concerto que integra os maiores êxitos da sua carreira.

O último álbum da banda brasileira, lançado em 2021, intitulado de SepulQuarta, provou que o quarteto está bem ativo e pronto para devastar qualquer palco por onde passa. Como Derrick Green afirmou: “We are Sepultura and we are here”.

Os Gatecreeper estreiam-se em Portugal, no palco da Quinta do Ega, nesta 6ª edição do festival. A banda oriunda de Phoenix, Arizona, é caracterizada por uma mistura death e doom metal com alguns elementos de hardcore. Contam com dois álbuns de estúdio intitulados de Sonoran Depravation e Deserted, sendo que este último nos entrega um lado mais old school do death metal.

Imperial Triumphant também vão estar presentes, pela primeira vez, na Quinta do Ega. O trio, Zachary Ezrin, Kenny Grohowski e Steve Blanco, prepara-se para apresentar a sua última obra, Spirit Of Ecstasy, que, segundo Zachary: ‘is our most refined and metropolitan release to date’. A banda nova-iorquina irá proporcionar uma experiência única ao público português, não só pelo seu estilo de música experimental, mas também pela performance teatral com que nos irão brindar.

Os portugueses Sacred Sin também estão convocados. A banda, oriunda de Sintra, conta já com 31 anos de carreira. Lançaram o seu primeiro álbum de estúdio em 1993, Darkside, e juntam-se agora, pela primeira vez, ao cartaz da 6ª edição do festival para nos apresentar a sua mais recente obra, Storms Over The Dying World (2022).

Ainda sobre as convocações nacionais, mais um nome do metal, Seventh Storm. A banda composta por Mike Gaspar (bateria), Rez (voz), Ben Stockwell (guitarra principal), Josh Riot (guitarra) e Butch Cid (baixo) vai pisar o placo da Quinta do Ega e apresentar o seu álbum de estreia, Maledictus (2022), que alcançou o 2º lugar no top nacional de vendas.

A consagrada banda portuguesa de black metal, Corpus Christii, vai estrear-se na Quinta do Ega. Recentemente, editaram The Bitter End Of Old (2022).

Formada em 2017, a banda de metal sinfónico Glasya, tem vindo a conquistar vários admiradores com o seus dois primeiros álbuns de estúdio, Heaven’s Demise (2019) e Attarghan (2022).

A banda australiana de death metal melódico Be’lakor! também vão marcar presença para apresentar o seu último feito, Coherence (2021). Assim como Midnight, projeto formado por apenas um membro, é considerado um dos mais sórdidos do subgénero de black metal.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e bilheteira online.

Mais novidades em breve, fiquem atentos!