Destaques

“SE ME AMAS” – XUTOS & PONTAPÉS em ACÚSTICO

No dia 28 de Novembro, no Multiusos Guimarães, e a 18 de Dezembro, no Campo Pequeno, os Xutos & Pontapés vão recuperar um dos grandes momentos do seu percurso, que conta já com mais de 35 anos de dedicação à música portuguesa. Os espetáculos têm o apoio da Antena 3.

 

Há muitas histórias dentro da História dos Xutos. A história do “acústico” é uma das mais bonitas. Porque há coisas que não são planeadas mas podem ser muito importantes. Há momentos, inesperados, em que uma banda renasce porque se reencontra: consigo mesma, com as suas canções e com o público.

 

Em 1995, de uma emissão de rádio, fez-se um disco – Ao Vivo na Antena 3 – que mudou o modo como este país sentiu a força da música dos Xutos & Pontapés. As canções, já feitas hinos, tornaram-se ainda maiores e – depois disso, por causa disso – nada voltou a ser como antes.

 

Agora, vinte anos depois, Tim, Zé Pedro, Kalu, João Cabeleira e Gui revisitam esse momento tão singular nas suas carreiras: “Se me amas” é o regresso dos Xutos & Pontapés ao formato (quase) acústico, por duas noites apenas. Um encontro feliz e raro, feito de desafio e cumplicidade, entre músicos totalmente entregues à essência de canções que fazem parte da vida. Da deles e da nossa.

xutos

No dia da estreia do novo formato das Manhãs da 3, com Luís Oliveira e Ana Markl, Zé Pedro é o convidado especial. Vem recordar 1995, o álbum Ao Vivo na Antena 3 e as vivências da banda na época. Zé Pedro acaba por confessar que na altura estava “de pé atrás” em aceitar o convite de Henrique Amaro para esta gravação.

 

“Vão haver algumas do novo álbum (…) e temas como o “Homem do Leme”. Foi uma cartada certa, na altura certa. Nós precisávamos de qualquer coisa, que voltássemos outra vez à carreira, uma vez que a coisa estava um bocadinho tremida quando o acústico aconteceu e, realmente, em boa hora cedi para fazer o acústico que, para a carreira dos Xutos & Pontapésresultou em pleno.”

 

Há arranjos que se mantêm do alinhamento de há 20 anos, mas há também canções novas. Zé Pedro mostrou, ainda, a mistura final do tema “Se me amas”, nas Manhãs da 3. “Quando se passa para acústico tem que levar um ambiente novo e isso vai acontecer com muitas músicas que vão estar no acústico.”

 

O guitarrista dos Xutos & Pontapés falou também sobre o mais recente projeto, Ladrões do Tempo, cujo álbum de estreia, 1.º Assalto, chegou às lojas a 25 de Setembro.

 

Podem escutar, na íntegra, a entrevista a Zé Pedro, nas Manhãs da 3.

src="http://cdn-ondemand.rtp.pt/nas2.share/mcm/mp3/88f/88fe5fcf9362c23424d85a34567439251.mp3" /]

 

Bilhetes: de 15€ a 35€