(Quar)antena 3

REWIND: um passo atrás em direção ao futuro

Depois da estreia a 9 de maio, as criações originais do Rewind já estão disponíveis nos canais oficiais do Parlamento Europeu em Portugal. A Mariana Oliveira dá-nos a ouvir o que já viu.


Este ano, o Dia da Europa celebra-se à distância e com uma série de criações inéditas de artistas portugueses que vão ser estreadas online ao longo de sábado, dia 9 de maio (e que ficam, depois, disponíveis nas plataformas do Parlamento).

Rewind, um projeto pensado por João Vaz Silva em resposta a um desafio do Parlamento Europeu em Portugal, deu como resultado a criação de duas músicas (Bruno Pernadas e Selma Uamusse), um programa de rádio (Batida), uma exposição de artes plásticas (curadoria da Mistaker Maker) e uma série de leituras pela sociedade civil.

No domingo (10 de maio) a Antena 3 transmite o programa «Batida apresenta: Rádio Normal», uma edição especial «REWIND – Dia da Europa». Pedro Coquenão (Batida) prepara uma emissão especial, normal, de uma hora com música P.L.O.P. (Países de Língua Oficial Portuguesa) e cujo principal objectivo é aproximar a Rádio fisicamente de quem a ouve e tentar ser perfeitamente Normal.

A Mariana Oliveira rebobina os destaques em conversa com os criadores confinados.