(Quar)antena 3

Os concertos que podes ver no teu quarto

Em período de isolamento social continuamos a dar música aos nossos ouvintes. São vários os músicos, nacionais e internacionais, que têm puxado pela criatividade e feito live streams no Instagram e no YouTube com concertos a partir de casa, disponibilizando conteúdo único e exclusivo.

Para que fiquem a par de tudo, a Antena 3 preparou uma agenda da quarentena com atualizações diárias de sugestões, concertos e  todas as atuações a acontecer em Portugal e no resto do mundo.


Segunda-feira, 30 de março


Da Chick – Teresa de Sousa, Da Chick no mundo da música, inaugura a época de (Quar)antena no Instagram da Antena 3.

Um artista por dia, todos os dias da semana, há música ou conversa pelo Instagram da Antena 3. A hora marcada é sempre às 22h00. Vamos transmitir diretos de casa dos convidados, que tomarão conta da nossa página durante esse mesmo dia.

Surma – Todos os dias, o Gerador oferece momentos culturais,  a partir das 18h30, diretamente no seu site. Hoje é a vez de Surma entrar na vossa casa.

Bon Iver – São 10 anos da edição do EP “Blood Bank”, de Bon Iver.

Para assinalar a comemoração e aproveitando esta fase de isolamento, Bon Iver lançou uma edição de comemoração no seu Bandcamp.

Além dos temas originais  “Blood Bank”, “Beach Baby”, “Babys” e “Woods” – acrescentou as gravações dessas mesmas músicas captadas ao vivo em vários espectaculos durante 2018 em quatro cidades distintas, Estocolmo, Dallas, Londres e Paris.

Nils Frahm – A propósito do Dia do Piano celebrado a 29 de março, Nils Frahm lançou, de surpresa, um novo álbum intitulado “Empty”.

Concomitantemente ao lançamento do álbum, o músico alemão criou ainda uma playlist dedicada ao Dia do Piano, no Spotify.


Domingo, 29 de março


Wash Your Hands Say Yeah – Flak, Fast Eddie Nelson, We Bless This Mess, Tio Rex, Daniel Catarino, NancyKnox, Charles Sangnoir, Vítor Bacalhau, Violeta, Nuno Piteira e José Anjos compõem o cartaz deste festival online.

O evento acontece no Facebook do festival e arranca às 16 horas com apresentação de Nuno Calado que nos fala sobre este festival:

Wash Your Hands Say Yeah

 

iHeart Living Room Concert for America –  Uma verdadeira constelação de estrelas é o que podemos esperar deste concerto solidário.

O organizador é Elton John e o músico britânico convidou artistas como Billie Eilish, Billie Joe Armstrong, Mariah Carey e Alicia Keys.

O concerto acontece, em Portugal, de madrugada e pode ser acompanhado nas redes sociais da iHeart Media.


Sábado, 28 de março


ISOL-AID! 2 – Vários músicos australianos incluindo Courtney Barnett, Marlon Williams ou Alex Lahey, reúnem-se para atuações de 20 minutos no Instagram do festival.

O objetivo é angariar fundos para a Support Act, a organização australiana que apoia trabalhadores da indústria musical com problemas mentais ou financeiros.

O festival acontece sábado e domingo, a partir das 18 horas até à meia-noite.


Sexta-Feira, 27 de março


Salvador Sobral –  Já nos havia brindado com um concerto onde recreava a série do Youtube “Quinta das Canções”. Agora faz parte do festival espanhol Yo Me Quedo Em Casa.

Salvador vai inaugurar uma série, “Una region de canciones”, de 3 episódios, em que vai partilhar connosco uma canção por cada uma das 17 regiões de Espanha. Neste primeiro concerto, integrado no festival, irá cantar 6 destas canções.

O concerto acontece pelas 19h30 no Instagram.

Primeira Dama –  Where The Music Meets é uma revista de música online com a curadoria de verdadeiros melómanos.

Por estes dias de isolamento estão a organizar o festival #AtYourHome que vai integrando novos talentos da música moderna com promissores novos artistas, englobando nomes internacionais. O festival foca-se na recolha de donativos para compensar músicos que viram os seus concertos cancelados, ao mesmo tempo que se alia ao #projectopenair revertendo donativos para a construção de ventiladores e aparelhos médicos de mais fácil desenvolvimento.

Manuel Lourenço, conhecido por Primeira Dama no mundo da música toca hoje às 16h30 na página do festival em wherethemusicmeets.com/atyourhome.

Samuel Úria – Festivais na casa de cada um é o que está a dar. E nós agradecemos. É o caso do Play It Safe. Depois de atuações de Noiserv e Valter Lobo é a vez de Samuel Úria encabeçar o cartaz deste festival.

Acontece hoje, pelas 23h00, no Instagram de Úria.

Bia Maria – Não se deixem enganar pela voz doce de Bia Maria. Estamos a falar de alguém que come brócolos com queijo. Bia Maria irá atuar, em direto no Instagram, hoje pelas 19h.

Se não conhecem, Bia Maria apresenta-se:

#TamoJunto – Não é só por cá que se fazem festivais em quarentena. No Brasil, o Jornal O Globo organiza o festival Tamo Junto que reúne alguns dos maiores nomes da música brasileira. Mallu Magalhães e Dona Onete são alguns dos exemplos, mas no dia de hoje, há dois grandes nomes: Tim Bernardes e Carminho. Tudo no Instagram e Facebook do Jornal O Globo

Peter Bjorn and John’s – Uma maratona de 36 horas de atuações ao vivo e DJ Sets. É isto que prometem Peter Bjorn e John, na Twitch do coletivo INGRID.

Se as 36 horas forem cumpridas, começa hoje e terminará sábado.

Ben Gibbard – A vida em quarentena. Podia ser o título de um best-seller, mas trata-se da mais recente música de Ben Gibbard, vocalista dos Deah Cab for Cutie. O músico fez uma pausa nos live streams diários e brinda-nos com uma canção cujos lucros revertem para a organização Aurora Commons.

Depois de Bowie trazer ao mundo a vida em Marte, escutemos a vida em quarentena de Gibbard:

 


Quinta-Feira, 26 de março


Luís Severo – Se sempre quiseram saber como tocar  “Acácia”, “Lamento” ou “Lábios de Vinho”, sintonizem o Instagram de Luís Severo pelas 21h30.

Severo  vai ensinar os acordes de algumas das suas músicas, tocar discos pedidos e responder a questões dos fãs.

Dave Matthews –  A série da Verizon, Pay It Forward Live, vai arrancar, no Twitter, com uma atuação de 30 minutos de Dave Matthews.

O objetivo é ajudar os pequenos negócios que estão a sofrer com a COVID-19.

Kevin Morby – É no Instagram de Waxahatchee que o seu marido, Kevin Morby, irá fazer mais uma actuação.

No primeiro live stream, Morby tocou versões de Blink 182, Everclear e Silver Jews. E até Robin Pecknold, dos Fleet Foxes, fez uma aparição.

Bob Dylan – 5 horas de Bob Dylan a ensaiar para a maior tour mundial da sua carreira, em 1978. É esta sugestão que temos para vocês. São 5 horas, é verdade, mas podemos avançar que pelo meio há inéditos de Dylan a cantar a Blowin in The Wind em versão Reggae e Gospel.


Quarta-Feira, 25 de março


Father John Misty – Gravado a 8 de agosto de 2019, Off​-​Key In Hamburg é o disco que Father John Misty disponibilizou no Bandcamp.

O concerto conta com a participação da Neue Philharmonie Frankfurt e pode ser ouvido na íntegra no Bandcamp de Tillman e, por 10$, é possível comprar o álbum em formato digital.

A Marta Rocha falou sobre isto e… sobre um novo festival que acontece em setembro no Cartaxo

 

 

You Can’t Win, Charlie Brown – Com os ensaios interrompidos por força da COVID-19, os You Can’t Win, Charlie Brown tentaram matar as saudades de tocar juntos cada um em sua casa, com o que tinha mais à mão.

O resultado foi este:


Terça-Feira, 24 de março


Foals – Yannis e Jimmy, dos Foals, vão ser os anfitriões de uma festa, no Instagram claro,  para ouvir o álbum Antidotes, que comemora o seu décimo segundo aniversário.

Metallica – Também em isolamento devido à pandemia de Covid-19, os Metallica decidiram ajudar os fãs a passar o tempo através do projeto #MetallicaMondays.

Todas as segundas-feiras, a banda norte-americana irá disponibilizar, via streaming, um dos seus concertos mais icónicos.

O primeiro já está disponível:

B Fachada –  Quem quer ouvir B Fachada com 23 anos? Sérgio Hydalgo, disponibilizou no SoundCloud um episódio inédito do seu programa de rádio “Má Fama”.

O episódio é uma entrevista a B Fachada naquela que Sérgio pensa ser “a primeira entrevista de sempre de B Fachada”.

O Terno – Os Pine House Concerts são gravados num quarto acolhedor de madeira num lugar tão especial que parece a nossa casa. E nada melhor do que a vossa casa para vermos o mais recente concerto deste canal do YouTube.

Trata-se de O Terno:

James Blake – 19 horas. James Blake. Pode parecer um código encriptado à la James Bond, mas é a hora e o autor do concerto que sugerimos para verem no Instagram.

O direto foi ontem, dia 23 de março, mas está disponível na íntegra no Instagram de James Blake.

Se querem um aperitivo, fiquem com esta interpretação de James Blake do tema  “No Surprises” dos Radiohead:


Segunda-Feira, 23 de março


A semana passada foi a primeira de isolamento para muita gente, e logo se provou que estar em casa não significa estar sem música ao vivo. Além das plataformas de streaming que já existiam, surgiram muitas novas opções, não só a nível nacional…como internacional. A Marta Rocha faz agora um resumo da matéria dada para quem não conseguiu acompanhar tudo.

 

No nosso site podes ouvir a conversa do Bruno Martins com o organizador do Play It Safe, João Afonso.

Capitão Fausto – Estreado apenas em festivais, o documentário “Pontas Soltas” passa-se durante a composição e gravação do “Capitão Fausto Têm os Dias Contados”. Os Fab 5 de Alvalade já o disponibilizaram no YouTube para que aproveitemos ainda melhor esta quarentena.

 

 

Ricardo Toscano – Um jardim, um músico de jazz e esplanada. Tudo junto pode parecer uma utopia nos dias que correm, mas está bem acessível a todos na ponta dos dedos. Ricardo Toscano, músico de jazz, todos os dias pelas 16 horas apresenta no Instagram as “Backyard Sessions” onde, munido de um saxofone, toca para os vizinhos.

 

Rufus Wainwright – Num evento a que chamou “Musical Everydays”, Rufus Wainwright toca, todos os dias no Instagram, uma música do seu catálogo, ao piano.

Rufus diz que nestes tempos medonhos quer partilhar alguma música com toda a gente desde a sua quente e confortável casa em Los Angeles.

 

Neil Young“Vou tentar fazer um direto da minha lareira, comigo a tocar algumas canções e com a minha querida mulher a filmar”. É este o mote, dado por Neil Young, para as “Fireside Sessions”.

As sessões ficam disponíveis na página “Neil Young Archives”.  No primeiro episódio a setlist foi composta por seis músicas entre as quais “Tell Me Why”, Vampire Blues” e “Razor Love”.

 

NPR – O canal de YouTube da NPR é conhecido pelos Tiny Desk Concerts. Nesta época de quarentena, a rádio pública norte- americana tem disponibilizado, diariamente, novos vídeos de atuações e vídeos de concertos que, tendo sido gravados anteriormente, nunca tinham visto a luz do dia.

 

E se estão numa de rádios públicas e vídeos de rádios públicas no YouTube, passem pelo canal da Antena 3 onde, apesar deste isolamento, não paramos de vos oferecer conteúdos novos porque a cultura não tira férias, mas também não fica de quarentena.


Sexta-Feira, 20 de março


Festival #EuFicoEmCasa – Se estiveram fechados num bunker (o que até pode ser aconselhável nesta altura) e ainda não conhecem a iniciativa, o conceito deste festival é simples: entre as 17h00 e as 23h00 vários artistas tocam e cantam diretamente das casas deles para a vossa.

Além de atuações únicas, o aspeto positivo do festival é que não têm de passar horas em filas para comer ou para ir à casa de banho.

O festival reúne cerca de 65 artistas portugueses e já contou com atuações de músicos como André Henriques, Samuel Úria, Noiserv, Márcia, Chico da Tina e Joana Espadinha.

No cardápio desta sexta-feira temos, entre outros, Tomás Wallenstein, Sean Riley, Frankie Chavez, Capicua e Stereossauro.

Se ainda não ficaram convencidos, a Joana Espadinha disponibilizou a atuação de quinta-feira no YouTube.

O festival termina este domingo, dia 22 de Março.

Luís Severo e os Best Youth que tocam sábado e domingo, respetivamente, falam da importância deste festival e de as pessoas seguirem o conselho que dá nome ao evento.

Luís Severo

Best Youth

Miguel Araújo – Neste período especial, conviver 24 horas com filhos pode ser um problema. Miguel Araújo, qual Avó Cantigas moderno, todos os dias pelas 21h00, canta meia hora de músicas (suas ou de outros) para adormecer a filha. O ecrã está a preto e o tom de voz é baixo. Ideal para quem quer uma ajudinha com os mais novos.

 

Charli XCX – Todos os dias, no Instagram, Charli leva a cabo o “Self-Isolation IG Livestream”. Há quase sempre um convidado especial com quem a artista partilha ideias. Tudo para entreter os fãs espalhados por todo o mundo e fechados entre quatro paredes.

 

Christine and the Queens – Heloisse Letissier, mais conhecida pelo seu projeto Christine and the Queens, foi a primeira convidada de Charli XCX.

Estará também em direto, todos os dias no Instagram, e diz que “aceita convidados e conceitos estranhos”.

 

Ben Gibbard – O vocalista dos Death Cab For Cutie montou um verdadeiro estúdio em casa e promete live streams todos os dias no Instagram.

Nos últimos dias, Ben tocou canções dos Death Cab For Cutie, algum material dos Postal Service e, imagine-se, covers de Radiohead e New Order.

A coisa promete para os próximos dias. Podem ter um gostinho do que se passou esta semana com o vídeo da atuação de Ben no dia 17 de março, que conta com uma versão da “Fake Plastic Trees”, dos Radiohead

Yo-Yo Ma – Como não queremos que ninguém fique de fora temos esta sugestão mais… clássica.

O virtuoso violoncelista Yo-Yo Ma vai tocar, no Instagram, as “Songs of Comfort”. O nome não podia ser mais sugestivo e a escolha deste alinhamento foi propositada. Yo-Yo quis ultrapassar “estes dias de ansiedade” com músicas que dão “conforto”.