(Quar)antena 3

Bandcamp apoia músicos nesta sexta-feira

Foto: Pedro Pina

[Atualização 1 de maio]

Em resposta ao impacto que a pandemia está a ter no mundo da música, o Bandcamp volta a abdicar da sua percentagem para ajudar os músicos e editoras a combater o enorme impacto do Covid-19 esta sexta-feira, 1 de maio, até à meia-noite de sábado.

A primeira iniciativa semelhante, para ajudar os profissionais ligados à música pelo mundo fora, aconteceu a 20 de março. Foram gastos quase quatro milhões de euros, em música e em merchandising, 15 vezes mais do que numa sexta-feira normal. Neste 1 de maio, o Bandcamp repete a campanha e anuncia ainda que a medida voltará a acontecer nas primeiras sextas-feiras de cada mês, dias 5 de junho e 3 de julho.

Esta é uma das formas mais diretas de ajudar os músicos em tempos de confinamento social. O valor de todas as vendas do Bandcamp vai na totalidade para os artistas durante estes dias.


Há algum tempo que o Bandcamp é visto como a plataforma mais justa para músicos e pequenas editoras e talvez por isso tenha tanto sucesso.

O Bandcamp foi criado em 2008, é um serviço americano de streaming de musica, reconhecido por fazer sugestões não baseadas em análise de algoritmo, mas em opinião de pessoas. No Bandcamp pode comprar-se musica digital ou física (esta é enviada por correio) e merchandise, e é oferecida ainda a possibilidade de pagarmos mais do que o preço estipulado pelo artista.

Normalmente, esta plataforma, tal como outros serviços de venda de música, fica com uma percentagem do valor de cada compra, mas, devido à pandemia Covid-19 e aos efeitos dramáticos sobre os músicos, produtores e editoras, o Bandcamp vai abdicar do lucro durante 24 horas.

Assim, sexta-feira, dia 20 de março, a partir da meia-noite e até à meia-noite de sábado, o valor de todas as vendas do Bandcamp vai na totalidade para os artistas. “Para apoiar os músicos durante a pandemia de covid-19, o Bandcamp abdica da sua percentagem sobre todas as vendas, sexta-feira, da meia noite à meia noite. Vamos unir-nos como comunidade e colocar dinheiro directamente no bolso dos artistas”, diz o comunicado.

São muitos os artistas nacionais e estrangeiros no Bandcamp, dos mais obscuros aos muito conhecidos, podem procurar por nome de artista ou por editora, mas também é possível procurar por estilo. Ouçam e se gostarem comprem a musica! Os ficheiros digitais estão disponíveis em vários formatos (mp3, wav, aiff, flac).

A musica em particular, a cultura em geral, está a ser duramente castigada por esta pandemia que cancelou grande parte dos eventos/concertos festivais previstos para os próximos meses, provocou o adiamento de muitos outros e deixa na incerteza milhares de pessoas no mundo inteiro.