Poder Soul

21 – 25 de Dezembro

Pedro Tenreiro desenterra os tesouros perdidos da idade do ouro da música negra, de segunda a sexta-feira, pelas 16h20, na Antena 3.

 

Ernie + The Top Notes, Inc. – Dap walk (Fordom) 1972 (21 de Dezembro)

Liderados por Ernie Williams, The Top Notes, Inc. terão sido uma das mais estimulantes bandas de New Orleans, na década de 70.

Formada em 1971, a banda entraria em estúdio seis meses depois para gravar um dos temas chave da cena Deep Funk – “Dap Walk” -, uma reacção crua e efusiva a “Tighten Up”, que desde a sua contagiante introdução vocal, à sua estrutura rítmica altamente sincopada, apela à festa.

“Dap walk”, embora se tenha transformado num hit local, não viria a ter o sucesso desejado.

Os Top Notes, Inc mantiveram-se activos durante quase a totalidade dos anos 70, tendo sido a banda de suporte das visitas a New Orleans de artistas como Solomon Burke, Joe Tex ou Joe Simmon, mas não voltariam a editar mais nenhum disco, em vida.

Ernie + The Top Notes Inc

Sebastian Williams – Get your point over (Ovide) 1974 (22 de Dezembro)

De Sebastian Williams não sabemos nada, para além do facto deste “Get your point over” ser o seu único disco e de ser oriundo de Houston, no Texas.

“Get your point over”, editado em 1974 pela Ovide, editora dos T.S.U. Tornados, ficou no esquecimento décadas a fio, até que foi, muito recentemente, redescoberto e introduzido na cena Soul, gerando o entusiasmo que só as grandes descobertas geram.

Não sendo, ainda, um disco incomportável, esta grande canção Funky Soul, reflecte na perfeição uma das mais recentes tendências da cena actual, é um enche pistas certeiro e vê o seu valor e raridade aumentar a cada dia que passa.

Sebastian Williams

Lo-End – Le beat (New World) 1979 (23 de Dezembro)

No agora inactivo blog Funk and Soul, questionam-se as classificações de certas faixas, por não encaixarem nas definições mais fechadas e terem elementos cruzados de vários estilos.

“Le beat”, o segundo e último sete-polegadas do projecto de Milwawkee, Lo-End é um desses exemplos e, também segundo esse blog, pode ser rotulado como Modern Soul, Funk tardio ou Black Disco.

De facto, esta bomba de pista de dança, editada pela New World Records, em 1979, tem o Groove sinuoso do mais alternativo Disco, a sujidade característica do melhor Funk e a linhas melódicas da mais marcante Soul.

Talvez por isso, “Le beat” seja, hoje, uma garantia de sucesso em qualquer festa, independentemente da tribo que junta.

Lo-End

Barbara + Gwen – Right on (to the street called love) (New Chicago Sound) 1970 (24 de Dezembro)

Barbara e Gwen Livsey são duas irmãs de Atlanta, que adoptaram Chicago como a sua cidade.

Enquanto dupla editaram, no inicio dos ano 70, dois singles para a New Chicago Sound, mas sua história não fica por aqui, principalmente a de Barbara, que viria a adoptar o apelido do marido – Blake.

Nascida em 46, Barbara chega a Chicago no fim da década de 50, para formar The Du-Ettes, grupo vocal que mantem actividade discográfica de 59 até 65. É, no entanto, na década de 70, depois da experiência que tem com a irmã Gwen, que Barbara conhece o sucesso ao encabeçar o projecto, Barbara + The Uniques.

“Right on”, apesar de ter passado despercebido na altura, permanece como o seu grande momento e é, desde que foi re-activado por Ian Wright, no fim dos anos 90, um dos grandes hinos do chamado Sister Funk.

Barbara + Gwen

Pages – Heartaches & Pain (Sunstruck) 1979 (25 de Dezembro)

“Heartaches & pain”, dos misteriosos Pages, é um dos monstros do chamado Modern Soul.

Extremamente raro e de um valor apenas ao alcance de poucos fanáticos, este single foi produzido pela lenda do Jazz cósmico Travis Biggs e editado pela Sunstruck Records, de Michigan, em 1979.

É um dos mais apetecidos e resistentes trofeus dos mais emblemáticos DJ da cena Soul, que foi alvo de dois Bootlegs nas últimas décadas, discos que hoje trocam de mãos por valores acima dos três algarismos, tal é a vontade de o ter na mala.

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