Destaques

180 Creative Camp

Design, fotografia, vídeo, arquitetura, instalação, arte. Pelo quinto ano consecutivo, um dos principais eventos de criatividade do país convida a comunidade criativa nacional e internacional para uma semana de workshops, concertos, conferências, intervenções urbanas, descoberta do território e diálogo entre artistas com um percurso já relevante e jovens que estão a dar os primeiros passos. O 180 Creative Camp volta a instalar-se em Abrantes de 2 a 9 de julho de 2017, com uma programação dividida em três áreas — Academia, Fábrica e Festival — sob o tema “Colaborações Criativas nas Media Arts”.

A Academia engloba atividades, conversas e workshops (com Inês Nepomuceno, Moriz Oberberger, Put Put e The Creator Class). Funciona como um laboratório de experimentação em que os participantes integram sessões de trabalho dirigidas por artistas e criativos com o objetivo de desenvolverem um projeto durante a semana.

A Fábrica é uma oportunidade para os artistas desenvolverem um projeto de intervenção em e para a cidade, de modo a intensificar as relações com a comunidade abrantina.

Festival propõe um conjunto de momentos que podem ser usufruídos também pela população local e por todos aqueles que queiram visitar Abrantes durante a semana — seja através de concertos (Holy Nothing, Surma, Stereossauro, Cave Story, Conjunto Corona), sessões de cinema ou explorações do património.

Além destas atividades, o programa — de livre acesso — inclui todas as inaugurações de instalações ou intervenções durante a semana; a 180 Media Arts Conference, uma conversa inaugural em que Andrés Colmenares & Lucy Rojas, Antònia Folguera, Inês Nepomuceno, Jeff Hamada, Maria do Céu Albuquerque, Put Put e The Creator Class vão explorar o universo de projetos de génese digital e dar o mote para o resto da semana; e ainda as Portfolio Reviews, em que os participantes podem mostrar o seu trabalho a alguns dos artistas presentes (44Flavours, Inês Nepomuceno, Javier Peña Ibáñez, Jeff Hamada, Put Put, The Creator Class), tendo a oportunidade de receber feedback construtivo e de abrir portas a possíveis projetos.

O 180 Creative Camp é organizado pelo Canal 180 e tem o apoio da Antena 3. A Marta Rocha foi saber mais sobre esta quinta edição à conversa com Luís Fernandes:

Mais informações e programa completo no site oficial: www.180.camp

180 Creative Camp
Datas: 2 a 9 julho 2017 (domingo a domingo)
Local: Abrantes
Bilhetes: entrada livre