Agenda

Woman — Mulher

Woman — Mulher (título original: Womanestreia-se nas salas de cinema portuguesas no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, com o apoio da Antena 3.

O que significa ser mulher? Para dar resposta a esta pergunta, Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand entrevistaram 2000 mulheres, em cinquenta países, ao longo de dois anos e meio. Desta viagem, nasceu o documentário Woman — Mulher, que, no seguimento do sucesso internacional de Humanos (2015), expõe agora o mundo através dos olhos destas mulheres.

Quais são as fases que marcam uma mulher, dos tempos de criança até à velhice? Quais são os sonhos e as esperanças, bem como os maiores medos e traumas? O que é que ela espera da vida, da sociedade e dos homens? Qual é a relação com o seu corpo e com a sedução? Que papel ocupa a aparência e a beleza na sua vida? Como é que a maternidade muda a sua vida? O que é que sabemos sobre desejo feminino e porque é que algumas culturas o consideram assustador?

Fracas, estúpidas, tagarelas, ciumentas, frívolas e histéricas. Ou delicadas, doces, devotas, modestas. Todas estas coisas fazem alegadamente parte da “natureza” de uma mulher. Mas fazem mesmo?

 

Sessão especial de antestreia

Antecipando o Dia Internacional da Mulher, acontece, a partir das 17h30 do dia 7 de março (sábado), uma sessão especial de antestreia de Woman — Mulher no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

A exibição do documentário será precedida por um debate com Catarina Furtado, Daniel Cotrim (APAV) e a realizadora Raquel Freire, moderado pela jornalista Fernanda Freitas. No mesmo local, estará patente uma exposição com 23 fotografias de grande formato que contam a história de 23 mulheres dos quatro cantos do mundo e refletem a essência do que significa ser mulher nos dias de hoje.