Agenda

Trilogia de Dante: A Arte de Dali & a Música Contemporânea

A Arte de Dali & a Música Contemporânea é uma experiência multimédia que irá juntar Dante, Dali, Teresa Salgueiro, Tó Trips e Mão Morta.

O evento acontece em Lisboa, a 9 de outubro, no Armazém 16, na zona de Marvila, com o apoio da Antena 3.

Trata-se de uma experiência imersiva que une o universo da arte, luz, música e cor, através de uma viagem sensorial pelos três núcleos retratados na aclamada obra de Dante, A Divina Comédia. Uma viagem tripartida pelo Paraíso, Purgatório e Inferno que conta com as atuações de Teresa Salgueiro, Tó Trips e Mão Morta, que representam respetivamente cada um destes núcleos.

Os bilhetes estão à venda a partir de 7 de Agosto na ticketline e nos locais habituais. As portas abrem às 16h.

TRILOGIA DE DANTE: A ARTE DE DALI & A MÚSICA CONTEMPORÂNEA

A Divina Comédia, de Dali, une dois grandes autores universais que, embora separados por vários séculos, não são, pela sua condição, personagens alheios entre si, mas sim estreitamente ligados pelas suas conceções artísticas. Esta semelhança pode ser claramente apreciada em algumas passagens das suas vidas, assim como na obra marcada por arquétipos místicos e religiosos. Dante e Dali cresceram influenciados pela dualidade entre o bem e o mal, o inferno e a divindade. Ambos foram grandes pensadores dos seus séculos.

A música surge aqui como o laço forte que une todas as artes que compõem este evento. Ela é uma linguajem universal, não importa o estilo ou ritmo, é transversal e um elo de ligação entre as pessoas.

Este espetáculo, baseado num dos textos mais importantes da literatura mundial de todos os tempos, convoca a si o universo das artes plásticas e da música contemporânea.

O percurso expositivo será composto por três núcleos, de acordo com os temas trabalhados pelo artista: Paraíso, Purgatório e Inferno. Desta forma, respeita a obra de Dante, seguindo a ordem divina.

Em cada núcleo são projetadas as obras deste irreverente, notável e inovador artista do século XX, Salvador Dali.

No final do trajeto haverá outro espaço cénico que vai explorar a dimensão visual e sonora através da atuação de três artistas do panorama musical português. Cada uma das apresentações retratará uma das temáticas.

Estás assim feito o convite ao público para imergir num universo de arte, luz, música e cor que representam uma viagem da alma humana, da escuridão à luz!