Agenda

Samuel Úria

É já na próxima quinta-feira que os Pés de Roque Enrole de Samuel Úria pisam o palco do Musicbox, em Lisboa, com o apoio da Antena 3.

Inicialmente previsto para outubro passado e adiado devido a maleita inesperada, Pés de Roque Enrole – Tomo II promete agitar a noite de dia 9 de dezembro com um espetáculo especial que anuncia “aparições” de Roberto Carlos, Os Pontos Negros ou até de B Fachada…

Na verdade, não nos foi possível confirmar se a presença destes artistas está assegurada ou se tal anúncio se refere à invocação de repertório dos referidos, mas uma coisa é certa: não é pela voz de Samuel Úria que canções de tão ilustres artistas vão ser escutadas neste regresso de Pés de Roque Enrole à icónica sala lisboeta.

 

A origem do título escolhido para este concerto especial que Samuel Úria irá realizar — Pés de Roque Enrole — não está devidamente apurada: a sua biografia recorre à expressão frequentemente usada “…meio homem, meio gospel, mãos de fado e pés de roque enrole…”; por outro lado, a canção gravada na década passada com o coletivo As Velhas Glórias refere-a em “A Grande Eloquência do Roque Enrole”. Serão então pistas.

Mas será isso verdadeiramente importante? Ou será bem mais interessante perceber que Samuel Úria escolheu para esta noite o que de mais “rock ‘n’ roll” existe no seu repertório, numa espécie de regresso ao básico? Ou existirão entre vós descrentes que duvidarão das intenções do mais talentoso cantautor da sua geração?

Não, não iremos ser hipócritas e dizer-vos que não irão escutar baladas ou as sonoridades bluesy a que nos habituou; também lá estarão… a espaços. Ou que não irão escutar um par de canções novas. Ou ainda que não existirá um ou outro momento de visita à música de outros. Mas o propósito maior deste regresso ao ambiente dos clubes é este mesmo: imbuir todos os presentes do espírito mais ingénuo e pueril do “roque enrole” ao longo de uma noite de pura energia.

Como mestre-de-cerimónias, Samuel Úria, com Pés de Roque Enrole.

 

O concerto tem início às 22h, com abertura de portas meia hora antes. Para o acesso à sala, é obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação ou teste negativo à COVID-19 (PCR realizado nas últimas 72h ou antigénio nas últimas 48h; não são admitidos autotestes).