Agenda

Raparigas

Raparigas (título original: Las Niñasestreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 3 de junho, com o apoio da Antena 3.

No coro de um colégio católico para raparigas, a voz de Celia não deverá ser ouvida. Mas a sua aceitação muda das doutrinas conservadoras de um ambiente desprovido de cor e individualidade é abalada pela chegada de uma nova colega, Brisa. No limiar da adolescência, Celia descobre uma sede de viver em toda a sua glória. Rapidamente se desenvolve um laço entre as duas raparigas, e juntas mobilizam-se contra as figuras de autoridade e as suas normas estritas. Através de pequenos atos de rebelião, Celia encontra a coragem para expressar a sua desconfiança no sistema de valores que governa a Espanha da década de 1990, ao mesmo tempo que começa a questionar-se sobre a sua própria família — um tópico sobre o qual a sua mãe sempre se manteve em silêncio.

Primeira longa-metragem da realizadora Pilar PalomeroRaparigas é o filme-sensação em Espanha. Foi o grande vencedor dos prémios Goya (melhor filme, realização, argumento e fotografia), depois de uma auspiciosa estreia em Berlim e muitos prémios noutros festivais.