Agenda

Pimenta Caseira

Pimenta Caseira, coletivo que nasceu no Cais do Sodré e se fixou na “rua cor-de-rosa” em Lisboa, regressa ao seu quarteirão favorito da cidade para apresentar o seu recém-editado disco de estreia, Cais Vol. 1, num concerto no Estúdio Time Out, no dia 18 de março, com o apoio da Antena 3.

Aos Pimenta Caseira, juntam-se os convidados especiais Janeiro, Pité (MGDRV) e MAR. A primeira parte fica a cargo do produtor, compositor e artista LEFT. e, como sempre em concertos do coletivo, a festa continua na pista de dança com Progressivu.

Pimenta Caseira não é uma banda nem é um condimento; é um movimento. É assim que se classifica o supergrupo formado por Fred Martinho aka B.E.R.A (guitarra e talkbox), Gui Salgueiro aka Yanagui (teclas), Zé Maria (saxofone, synths e vocoder) e Ariel Rosa (bateria e pads).

Desde que o coletivo nasceu, foram vários os músicos que contribuíram para o seu crescimento. Na sua génese, está Fred Martinho, músico fundador dos HMB e criador de vários projetos instrumentais que, ao fixar morada no Tokyo, no Cais do Sodré, procurava um som, um novo som. Após muitas e longas noites tardias, suadas e inesquecíveis, encontrou-o: uma dose bem balanceada de passado e futuro, raízes e aspirações, orgânico e eletrónico, com a missão de levar a audiência numa viagem de primeira classe mas sem rumo pré-definido, em que a improvisação é rainha, e os instintos e ofícios dos músicos são postos à prova em prol de algo maior.

O grupo promete dar continuidade à energia criada ao longo destes anos de residências artísticas no coração da capital, dando a ouvir a fusão do jazz com o R&B, a soul, a pop e até o hip hop que fazem dos Pimenta Caseira um dos projetos mais inovadores e originais da música atual em Portugal.