Agenda

Os Miseráveis

Os Miseráveis (título original: Les Misérablesestreia-se nas salas de cinema portuguesas no dia 20 de fevereiro, com o apoio da Antena 3.

O primeiro filme de Ladj Ly propõe um olhar realista e sem filtro sobre a problemática da integração e da violência policial nos subúrbios de Paris, fazendo lembrar, 25 anos depois, O Ódio (o filme de Mathieu Kassovitz que marcou os anos 90).

Stéphane, acabado de chegar de Cherbourg, integra a Brigada Anticrime de Montfermeil. É aí que conhece os seus novos colegas de equipa, os agentes experientes Chris e Gwada, e não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus actos e gestos.

Os Miseráveis venceu o Prémio do Júri no Festival de Cannes em 2019 (o prémio mais importante do festival depois da Palma de Ouro, que foi para Parasitas) e esteve nomeado para o Óscar de melhor filme internacional (que perdeu também para Parasitas).

 

Sessão especial comentada

A realidade das periferias, os preconceitos e as consequências da “guetização”, assim como as relações entre polícia e moradores, são o mote para uma sessão comentada do filme — às 21h30 do dia 29 de fevereiro (sábado), no Cinema Ideal, em Lisboa — com a participação de Ana Rita Alves, antropóloga e doutoranda em Human Rights in Contemporary Societies, e Joseph da Silva, dirigente e ativista da SOS Racismo. Os bilhetes para a sessão encontram-se à venda no cinema.