Agenda

Nitram

Nitram estreia-se nas salas de cinema portuguesas a 28 de abril (dia em que se assinalam 26 anos do Massacre de Port Arthur), com o apoio da Antena 3.

“Há certos acontecimentos catastróficos que permanecem connosco e que não nos deixam esquecer quando e onde tomámos conhecimento deles.”

Nitram vive com a mãe e o pai na Tasmânia dos anos 90. Leva uma vida de frustração, nunca conseguindo integrar-se — até que um dia trava uma amizade inesperada e íntima com Helen, uma herdeira eremita. Quando essa amizade tem um final trágico, levando ao avolumar da solidão e da revolta de Nitram, este entra num percurso descendente que culmina em desastre.

O visionário realizador australiano Justin Kurzel (Macbeth, Assassin’s Creed, O Bando de Ned Kelly) faz-nos chegar um retrato cativante e intimista de uma alma perturbada, cuja interpretação valeu a Caleb Landry Jones o prémio de melhor ator na última edição do Festival de Cannes. Uma adaptação livre dos anos na vida de Martin Bryant que o levaram a perpetrar o Massacre de Port Arthur, no qual morreram 35 pessoas, Nitram recebeu também oito AACTA Awards: melhor filme, melhor realização, melhor argumento original, melhor montagem e todos os prémios individuais de interpretação para os quatro atores principais.