Agenda

KINO 2021

Devido às novas medidas de confinamento, a KINO vai acontecer integralmente na Filmin Portugal, de 21 a 27 de janeiro de 2021. A programação que estava prevista para sala, no Cinema São Jorge, será exibida em streaming, mantendo os mesmos dias de exibição e o apoio da Antena 3.

Na sua 18.ª edição, a KINO — Mostra de Cinema de Expressão Alemã apresenta, pela primeira vez online, na plataforma de streaming Filmin, 16 longas-metragens de expressão alemã, na sua maioria em estreia nacional. De 21 a 27 de janeiro, a mostra promovida pelo Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as embaixadas dos países participantes, dá a conhecer produções cinematográficas da Alemanha, da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo — entre ficções, documentários, obras de autores consagrados e jovens revelações, há muito para ver sem sair de casa.

No dia 21 de janeiro, a KINO abre com a estreia nacional do filme-sensação da última edição da Berlinale, Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani. O filme é protagonizado pelo luso-guineense Welket Bungué, que, em novembro de 2020, foi distinguido por esta interpretação com o prémio de melhor ator principal no Festival Internacional de Cinema de Estocolomo. Berlin Alexanderplatz é a atualização de um dos maiores romances da literatura alemã, a obra homónima de Alfred Döblin, já adaptada por Rainer Werner Fassbinder na épica série de televisão com o mesmo nome. Desta feita, em vez de um ex-presidiário, os espectadores acompanham a descida aos infernos de um refugiado africano numa Berlim dos dias de hoje.

A partir do dia seguinte, todos os filmes da KINO ficarão disponíveis para visionamento até 27 de janeiro, podendo ser adquiridos acessos individuais para cada filme ou uma subscrição mensal para assistir a toda a programação. Os assinantes da Filmin têm acesso a todos os conteúdos. (Mais informações aqui.)

Além de longas-metragens de cineastas e elencos já consagrados, a KINO apresenta também algumas irreverentes primeiras ou segundas obras de expressão alemã, e esta edição conta ainda com uma secção de documentários que propõe quatro filmes, imperdíveis, que abordam o sentido de pertença de diferentes perspetivas, mas com a mesma profundidade.

A programação completa da Mostra de Cinema de Expressão Alemã pode ser consultada no site do Goethe-Institut Portugal.