Agenda

FRED

Dois anos depois de se ter estreado em nome próprio com o disco O amor encontra-te no fim, FRED regressa com Series Vol.1 – Madlib, com edição marcada para a próxima sexta-feira, 24 de setembro.

O concerto de apresentação acontece no sábado, dia 25 de setembro, às 18h, no anfiteatro do Jardim Botânico da Casa da Cerca em Almada, no ciclo “Há Música na Casa da Cerca”. Concerto com o carimbo da 3.

Fred faz uma espécie de tributo a Madlib – aka Otis Jackson Jr. –, o grande mestre da produção, um decantador do som. “De Otis Jackson Jr. vem a inspiração para muitas outras coisas: o groove, o requinte e a sofisticação que estão em cada um destes dez temas. Escutamos Fred a tocar bateria como até hoje não tinha tocado – mesmo que soubéssemos que ele é um baterista de excelência, com uma plástica impressionante que vai do punk-rock ao boom-bap”, escreve Bruno Martins.

Fred rodeou-se de um ensemble de luxo, um quarteto de experimentados músicos de jazz que o levaram a encontrar novas formas de vida na criação e a dar um esforço extra à execução. São eles: Eduardo Cardinho no vibrafone; Tomás Marques no saxofone; Márcio Augusto no baixo; e Karlos Rotsen no piano e teclados. Juntos conferem a Series Vol.1 – Madlib uma dimensão de novo-jazz. “Se é verdade que neste novo disco, FRED foi obrigado a esforço extra para corresponder à novidade da imprevisibilidade jazzística, também é verdade que não há nada neste disco que soe a esforçado”, conclui o jornalista.

Com mais de 20 anos de carreira, o baterista e produtor tem com a música uma relação quase umbilical. Dos longínquos Yellow W Van aos Orelha Negra, passando pelos Buraka Som Sistema e a Banda do Mar, FRED deixou a sua impressão digital e cunho em inúmeros projectos.