Agenda

ConVersos: Sam the Kid + Napoleão Mira

No dia 28 de fevereiro, às 21h30, há ConVersos no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés.

ConVersos é uma espécie de desgarrada poética que coloca frente a frente e sem filtros uma dupla que faz da palavra protagonista. Cada um apresenta um repertório de poemas, quadras, ditos populares, excertos de livros ou fragmentos de música, que é utilizado como único recurso para conversar e provocar respostas no outro. Sem limites à criatividade, estas noites têm uma só regra: que a conversa, com ou sem rima, seja sempre feita em verso.

Desta vez, sob o tema “Entre Nós e as Palavras”. Frente a frente, filho e pai.

Sam the Kid, nome artístico de Samuel Mira, nasceu em Chelas há 39 anos. Apaixonou-se pelo rap e, em 1999, lançou o seu primeiro álbum, Entre(tanto). Três anos depois, surgiu Sobre(tudo) e também Beats Vol 1: Amor, um álbum de instrumentais. Produziu faixas para o filme português O Crime do Padre Amaro e participou no álbum Amélia Revisited. Em 2008, lançou o seu quarto disco, Pratica(mente), que chegou a disco de ouro. Em 2009, juntou-se a Francisco Rebelo, Fred Ferreira, João Gomes e DJ Cruzfader na criação dos Orelha Negra, um grupo de instrumentais que funde vários estilos. Mais recentemente, criou o canal TV Chelas no YouTube e, doze anos depois do seu último disco, quebrou o silêncio e lançou a coletânea Mechelas.

Do outro lado, Napoleão Mira, nascido em Entradas, Castro Verde, em 1956. Autor da compilação de crónicas Ao Sul, em 2010, Napoleão Mira lançou o seu primeiro romance, Fado, em 2012. Em 2016, lançou o CD 12 Cantos Falados e 1 Poema Desesperado. Mais recentemente, em 2018, o autor e pai de Sam the Kid criou a sua primeira performance artística, Manual Prático para Emoções Fortes; escreveu o livro Luz de Santiago, em parceria fotográfica com o Luís Salvador; e debutou nas escritas de viagens com o livro Olhares: Relatos da Índia. Atua regularmente com os coletivos Reflect e Grafonola Voadora.

Um espetáculo sem guião. Uma conversa irrepetível. Com o apoio da Antena 3.